Octant Douro organiza experiência para conhecer champagnes franceses
De julho a setembro, o Octant Douro apresenta aos sábados as melhores casas de champagne francesas no evento “A Sparkling Experience”, onde organiza um barbecue ao pôr-do-sol com vista para o rio Douro.
Publituris Hotelaria
The Lodge Porto Hotel dinamiza sessão vínica a 20 de setembro
Icónico Saraiva’s dá lugar a restaurante de cozinha tailandesa – o BAAN Saraiva’s
Cantina de Ventozelo dedica menu à apanha da azeitona em novembro
The Lodge Porto Hotel promove 10ª edição do Wine Social Club
MS Collection Aveiro – Palacete de Valdemouro dinamiza jantares queirosianos
De julho a setembro, o Octant Douro apresenta aos sábados as melhores casas de champagne francesas no evento “A Sparkling Experience”, onde organiza um barbecue ao pôr-do-sol com vista para o rio Douro.
Em destaque estarão o Champagne Philipponnat (1 de julho e 26 de agosto), o Champagne Bruno Paillard (15 de julho e 9 de setembro) e o Champagne Collet (12 de agosto). A 29 de julho e a 3 de setembro será servida uma seleção dos melhores champagnes de cada produtor.
Para este evento, o Chef Dárcio Henriques desenhou um menu preparado nas brasas do grelhador Offyr, com especialidades como peixe, marisco fresco e carne arouquesa, autóctone da região duriense. A refeição termina com uma seleção de sobremesas.
Os eventos dedicados ao champagne e à gastronomia têm início às 19h30 no Terrace Pool do Octant Douro, com um custo de 130 euros por pessoa, que inclui aperitivo, menu e bebidas. As reservas estão abertas para hóspedes e passantes, com a possibilidade de ficar alojado nos quartos ou suites da unidade a partir de 340 euros por quarto, por noite.
Sobre os produtores
Desde 1921, que a Maison Collet, cria champagnes que procuram autenticidade, elegância e requinte. Localizada em Aÿ, no coração da região de Champagne, a Maison Collet utiliza principalmente Premier e Grand Crus nos seus terroirs, resultando em vinhos gastronómicos, onde cada cuvée é único.
Fundada em 1522 por Apvril de Philipponnat, a Maison Collet de Champagne é uma das mais antigas da região. A era moderna do Champagne Philipponnat inicia em 1910, quando Auguste e Pierre Philipponnat estabeleceram a sua produção em Mareuil sur Aÿ e, em 1935, adquirem as vinhas de Clos des Goisses, cujo nome significa declive acentuado. Viradas a sul, as uvas destas vinhas têm caraterísticas especiais, proporcionando um caráter único em cada garrafa.
A casa Bruno Paillard surgiu do desejo do fundador de criar um champagne extremamente puro. Esta maison é conhecida pela sua meticulosa atenção aos detalhes, desde o manejo das vinhas até ao processo de vinificação. Os vinhos são envelhecidos por um período prolongado nas adegas, muitas vezes excedendo os requisitos mínimos estabelecidos pela denominação de origem e esse envelhecimento estendido permite que o Champagne desenvolva complexidade, profundidade e sabores distintos.