Entrevista exclusiva: makro lança marketplace online em Portugal
A plataforma reúne mais de 20.000 referências de produtos para cozinhas, outdoor, de limpeza, artigos descartáveis, material de escritório, televisões e multimédia, entre outros.
Carla Nunes
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Após implementar um Marketplace online na Alemanha, Espanha e Itália, a makro lança este modelo de negócio em Portugal, disponibilizando mais de 20.000 produtos não alimentares destinados à restauração, catering e alojamento. Em entrevista à Publituris Hotelaria, David Antunes, CEO da makro Portugal, explica as especificidades desta nova plataforma e enumera as novas exigências do cliente do canal Horeca.
O que motivou a criação de um marketplace online, dado já existirem outros dois canais de vendas em Portugal?
Na makro Portugal e mesmo na METRO – o grupo internacional a que pertencemos –, procuramos sempre novas formas de fazer mais e melhor. Estamos centrados em concretizar a nossa estratégia sCore, assente num modelo de negócio multicanal, e a aposta no digital é um dos pilares-chave.
Este canal já foi lançado na Alemanha, Espanha e Itália. Agora, a expansão internacional do Marketplace alcança um novo marco e passa a estar disponível também em Portugal, dado o dinamismo do nosso mercado e a permeabilidade dos clientes às soluções digitais. Embora tenhamos já vários exemplos nesta área, esta plataforma é uma importante aposta, ao apresentar-se com o caráter inovador no setor grossista. É 100% online, altamente centrada na oferta de sortido mais amplo, completo e especializado nas categorias não alimentares para o setor HORECA, com disponibilização direta de produtos comercializados pela makro, mas agregando também produtos de outros parceiros de venda. Com este modelo vamos, igualmente, levar a makro e a sua oferta aos mais diversos pontos de Portugal Continental.
A quem se destina esta nova plataforma e que produtos disponibiliza?
Mantendo o nosso foco no segmento HORECA, esta nova plataforma destina-se a todos os clientes, sejam profissionais ou particulares. Ou seja, mesmo quem não tem cartão makro pode comprar nesta plataforma, bastando para isso criar uma conta com os seus dados. Se já for cliente makro, pode utilizar os dados de acesso à app makro Companion.
Os artigos disponibilizados neste marketplace também vão estar presentes nos restantes canais da makro em Portugal, ou são exclusivos desta plataforma?
Este novo Marketplace irá disponibilizar mais de 20.000 referências de produtos não alimentares, destinados à restauração, catering e alojamento. É possível encontrar produtos como equipamento para cozinhas, outdoor, produtos de limpeza, artigos descartáveis, material de escritório, televisões e multimédia, por exemplo.
Dadas estas características, temos diversas situações. Os produtos de marca própria estão disponíveis em qualquer plataforma Makro. São exemplo marcas como METRO PROFESSIONAL, SIGMA, TARRINGTON HOUSE e ARO, onde teremos alguns artigos em comum com o stock de loja. Por outro lado, também vai ser possível comprar marcas de fabricantes que poderão estar ou não presentes no atual sortido não alimentar das lojas makro Portugal. Já no que se refere aos produtos transacionados pelos nossos parceiros de venda, a larga maioria estará disponível apenas nesta plataforma. O stock é gerido, expedido e entregue diretamente por cada um destes fornecedores, de forma a tornar todo este processo mais ágil e rápido.
O que distingue este marketplace da plataforma online mshop, já disponibilizada pela makro?
São ambas plataformas online, estão disponíveis no site makro.pt e focadas no canal HORECA, mas têm algumas diferenças.
Para aceder à mshop é necessário que os clientes tenham cartão makro, o que não acontece no Marketplace, que é uma plataforma de acesso livre, dirigida a clientes profissionais e também particulares, em que basta a criação de uma conta digital, como acontece na maioria das plataformas e-commerce.
Também no sortido disponível há diferenças, com a mshop a estar centrada em produtos frescos, ultra-frescos, mercearias e bebidas e o Marketplace em produtos de categoria não alimentar.
Essencialmente, estas diferenças permitem que a makro se apresente com um leque de serviço muito complementares.
Qual o valor do investimento desta plataforma e porque escolheram o mercado português para a sua implementação?
Portugal é o quarto país do grupo a lançar esta plataforma, através de um investimento cruzado levado a cabo pela METRO Markets, a empresa que está a gerir esta implementação em todos os mercados. Fomos escolhidos graças à dinâmica do nosso mercado, muito permeável a soluções digitais. A makro Portugal já demonstrou a sua eficácia na implementação da estratégia nestes canais digitais, portanto, este é o momento certo para mais esta aposta.
Diria que o canal HORECA tem novas exigências e necessidades?
Cada vez mais, os clientes deste segmento procuram um parceiro de negócio – mais do que um fornecedor – que lhes entregue produto com qualidade, preste um serviço personalizado, ofereça conveniência e contribua para uma maior rentabilidade na sua operação.
Um dos grandes exemplos das novas exigências do setor é precisamente este foco no digital e em todas as mais-valias que lhes traz, desde a consulta de produto à sua encomenda, sendo por isso mais sólida a nossa aposta nesta área. Ao nível de serviço, este setor tem vindo a valorizar também o serviço de entregas e o nosso caminho tem sido apostar nesta área através do modelo food service distribution (FSD).
Tendo em conta a atual falta de matéria-prima, conseguem dar resposta às necessidades dos clientes?
O cenário que se coloca atualmente está, sobretudo, relacionado com o custo das matérias-primas, mais do que escassez. É um impacto sentido por nós, mas também transversalmente por todos os players da cadeia de valor e em todos os setores de atividade. O nosso foco é, perante esta conjuntura, continuarmos a procurar as melhores soluções, em conjunto com os nossos parceiros de toda a cadeia, para garantir um serviço ajustado e com a qualidade a que já habituámos os nossos clientes, mantendo-nos ao seu lado como parceiro de referência.
Os profissionais do canal HORECA têm preferência por determinados segmentos da vossa oferta? Quais?
O canal HORECA tem uma grande diversidade, desde a típica tasca portuguesa a restaurantes de fine dinning e, atentos a estes diversos perfis de cliente, temos um leque de categorias e de sortido adaptado às suas diferentes necessidades e comportamentos de compra. É, cada vez mais, esta especialização que procuramos, fortalecendo a nossa relação com este setor e sendo, para cada um destes perfis de cliente, o parceiro de eleição.
Vão ter mais alguma novidade até ao final deste ano?
Com muita certeza, posso dizer que sim. Na makro acreditamos na aposta contínua na inovação, gostamos de nos desafiar e surpreender o mercado. Estamos sempre a procurar formas de nos superarmos e apresentar não apenas produtos, mas também serviços que sejam uma mais-valia e antecipem as necessidades dos nossos clientes. É para eles que trabalhamos e é com eles que temos construído uma relação de confiança, que nos permite estar há mais de 30 anos no mercado nacional.
O lançamento deste novo Marketplace é a prova desta nossa procura constante pela inovação e fazer mais e, acima de tudo, melhor.