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Desconfinamento na Hotelaria e Restauração: o que se sabe sobre a retoma das atividades

Após mais de dois meses de confinamento obrigatório, Portugal está a reabrir, mas a conta-gotas. O plano de desconfinamento elaborado pelo governo está dividido em 4 fases e, se escolas […]

Margarida Magalhaes

Desconfinamento na Hotelaria e Restauração: o que se sabe sobre a retoma das atividades

Após mais de dois meses de confinamento obrigatório, Portugal está a reabrir, mas a conta-gotas. O plano de desconfinamento elaborado pelo governo está dividido em 4 fases e, se escolas […]

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Após mais de dois meses de confinamento obrigatório, Portugal está a reabrir, mas a conta-gotas. O plano de desconfinamento elaborado pelo governo está dividido em 4 fases e, se escolas e cabeleireiros já puderam abrir as portas no passado dia 15 de março, os agentes económicos ligados à Hotelaria e Restauração vão ter que esperar pelo dia 19 de abril para começarem a receber clientes nas suas instalações.

Apesar de, no caso específico da Restauração, o take-away ter continuado a fazer da rotina diária dos estabelecimentos durante o confinamento e de já terem sido retomadas as vendas ao postigo, só a partir do dia 19 de abril é que restaurantes, cafés e pastelarias poderão servir, com regras de lotação e horário de funcionamento, os clientes no interior dos seus espaços e nas esplanadas.

Na prática, a partir de dia 19 de abril, estes espaços poderão receber no interior um máximo de quatro pessoas por grupo, enquanto nas esplanadas esse número sobe para um máximo de seis pessoas por grupo. Em termos de horário de funcionamento, restaurantes e pastelarias passam a poder funcionar até às 22 h durante a semana e até às 13h ao fim de semana e feriados.

No dia 3 de maio, estes limites horários desaparecem e o número de pessoas permitidas no interior e nas espanadas sobem para, respetivamente, um máximo de seis e dez pessoas por grupo.

Pode consultar, pormenorizadamente, as proibições e limitações aos movimentos de cidadãos dentro do espaço da União Europeia aqui: https://reopen.europa.eu/pt

Hotelaria: abril pode trazer bons ventos vindos do Reino Unido

Apesar da primeira fase de desconfinamento que entrou em vigor a 15 de março ter vindo permitir que os bares e restaurantes de hotel entrassem em funcionamento para efeitos de entrega nos quartos dos hóspedes (room-service) ou para disponibilização de refeições ou produtos embalados à porta dos hotéis (take-away), o plano governamental não especifica se as regras de lotação e horários se vão aplicar a estes espaços.

Para além deste aspeto, há um outro ponto a ter em consideração no que diz respeito à Hotelaria.

Se, com o aliviar das restrições de circulação de pessoas em território nacional que entrarão em vigor no dia 5 de abril, é de esperar que se dê alguma retoma da procura por estabelecimentos hoteleiros, a verdade é que o turismo internacional pode ainda tardar.

Existe, contudo, uma janela de oportunidade. Depois de já se saber que a fronteira com Espanha irá reabrir após a Páscoa, o Reino Unido tirou Portugal da lista vermelha e, ainda durante abril, irá decidir quando e para onde os seus cidadãos podem viajar em turismo. De referir que, neste momento, as regras de entrada e saída de cidadãos do Reino Unido são similares às portuguesas.

Para além desta possível boa noticia, a entrada em vigor do passaporte verde de vacinação já no início do verão pode ajudar à retoma do setor da Hotelaria em Portugal.

Regras de Higiene e Segurança mantêm-se para a Hotelaria e Restauração

O plano de desconfinamento pode ser novo, mas as regras de higiene e segurança nos estabelecimentos do ramo da Hotelaria e Restauração continuam a ser as mesmas de sempre.

Para além da limitação da lotação de restaurantes, cafés, pastelarias e áreas comuns em hotéis e similares, o uso obrigatório da máscara, a dispensa de álcool gel e a distância entre mesas e clientes, continuam a ser obrigatórias para os espaços de Hotelaria e Restauração.

Tecnologia Contactless cada vez mais presente

A estes requisitos junta-se a necessidade estabelecimentos disponibilizarem obrigatoriamente meios de pagamento com tecnologia contactless integrada.

A maior segurança, rapidez e higiene (cartão contactless e terminal de pagamentos automático não se tocam) dos pagamentos contactless levou Banco de Portugal e governo a recomendarem-nos em detrimento dos pagamentos em dinheiro físico. Fruto desta medida, cerca de 30% da faturação dos negócios portugueses (dados REDUNIQ Insights) já provém dos pagamentos com tecnologia contactless.

A pensar nesta necessidade de adaptação dos negócios a este novo paradigma de consumo, a REDUNIQ, especialista em soluções de pagamento, desenvolveu um novo terminal de pagamentos Android que permite a aceitação de pagamentos por cartão contactless, chip ou MB Way – o REDUNIQ Smart. Simultaneamente, traz incorporadas um conjunto de apps de gestão que auxiliam os negócios e lhes permitem ser totalmente móveis e digitais, como é o caso da app certificada ZS Mobile, que oferece faturação (georreferenciada) e gestão multi-loja, elaboração de orçamentos, guias de transporte, entre outras funcionalidades.

Na prática, esta nova solução TPA congrega o melhor dos dois mundos ao permitir a aceitação de pagamentos por cartão Contactless, chip ou MB Way e, simultaneamente, dá ao comerciante a possibilidade de, no mesmo terminal de pagamento automático, desenvolver e integrar apps de gestão e faturação, impressão de bilhetes, faturas ou outras aplicações à medida das suas necessidades.

Ao centrar todo o negócio num só dispositivo móvel e digital, o comerciante não só consegue uma melhor gestão de todo o seu negócio (faturação, marketing, pagamentos, etc.), como oferece aos clientes (de todo o mundo) uma experiência de compra mais completa ao proporcionar-lhes o pagamento dos seus bens/serviços de forma mais rápida e segura e a consulta dos produtos ou serviços disponíveis.

Por exemplo, com o REDUNIQ Smart e a app ZS Mobile, um estabelecimento de hotelaria ou restauração pode dar aos seus clientes a possibilidade de consultar todos os serviços disponíveis e menus, registar pedidos, confirmar marcações e fazer o pagamento. Poderá ainda associar um programa de fidelização ao terminal, permitindo, por exemplo, emissão de vouchers e leitura dos mesmos.

Fases do Plano de Desconfinamento

1ª fase: 15 de março

  • Abertura de estabelecimentos comerciais até às 21h nos dias úteis e até às 13h aos fins-de-semana e feriados, para entrega no domicílio, disponibilização dos bens à porta ou recolha de produtos adquiridos através de meios de comunicação à distância (click and collect);
  • Abertura de comércio alimentar até às 21h nos dias úteis e até às 19h aos sábados, domingos e feriados;
  • Permitida a disponibilização de bebidas em take-away, nos restaurantes e similares, mas a venda de bebidas alcoólicas é proibida entre as 20h e as 6h;
  • Permitida a realização de feiras e mercados para venda de produtos alimentares, mediante autorização da câmara municipal;
  • Abertura de livrarias, bibliotecas e arquivos;
  • Abertura de parques, jardins, espaços verdes e espaços de lazer;

Voltam a ser permitidas deslocações de cidadãos portugueses para fora do território continental, efetuadas por via rodoviária, ferroviária, aérea, fluvial ou marítima;

A restrição de horário não é aplicável aos empreendimentos turísticos, alojamento local, rent-a-car e estabelecimentos situados no interior de aeroportos após o controlo de segurança de passageiros.

Nos bares e restaurantes de hotel, o funcionamento é permitido para efeitos de entrega nos quartos dos hóspedes (room-service) ou para disponibilização de refeições ou produtos embalados à porta dos hotéis (take-away).

2ª fase: 5 de Abril

  • Escolas do 2.º e 3º ciclos (e ATL para as mesmas idades).
  • Equipamentos na área da deficiência e centros de dia.
  • Museus, monumentos, palácios, galerias e similares.
  • Lojas até 200m2 com porta para a rua.
  • Feiras e mercados não alimentares.
  • Esplanadas (máximo de quatro pessoas por grupo).
  • Modalidades desportivas de baixo risco.

3ª fase: 19 de Abril

  • Ensino secundário e superior.
  • Cinemas, teatros, auditórios, salas de espetáculos.
  • Lojas de cidadão por marcação e todas as lojas e centros comerciais.
  • Restaurantes e pastelarias (no interior, máximo de quatro pessoas por grupo; em esplanadas, máximo de seis pessoas por grupo) até às 22 h durante a semana e 13h ao fim de semana e feriados.
  • Modalidades desportivas de médio risco.
  • Eventos exteriores com diminuição de lotação.
  • Casamentos e batizados com 25 % de lotação.

4ª fase: 3 de Maio

  • Restaurantes, cafés e pastelarias (no interior, máximo de seis pessoas por grupo; em esplanadas, máximo de dez pessoas por grupo) sem limite de horários.
  • Todas as modalidades desportivas.
  • Grandes eventos exteriores e eventos interiores com diminuição de lotação.
  • Casamentos e batizados com 50% de lotação.

Autor: Unik SEO

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No evento, que decorreu a 26 de novembro, no Monsanto Montes Claros, participaram 45 empresas fornecedoras, de cerca de 20 segmentos, nomeadamente revestimentos, pavimentos, equipamentos de ginásio, mobiliário, climatização, amenities, fechaduras eletrónicas, iluminação, elevadores, lavandarias, têxteis, entre outros.

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O objetivo da 8.ª edição do HAS proporcionou reuniões one-to-one de 15 minutos entre fornecedores e profissionais de arquitetura e hoteleiros, facilitando negócios e oferecendo um ambiente dinâmico para conhecer os mais recentes produtos e equipamentos para o setor.

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Vila Galé inaugura oficialmente o primeiro hotel Collection no Brasil

O Vila Galé Collection Sunset Cumbuco, no Ceará, abre oficialmente portas após um investimento de 80 milhões de reais. A expectativa do grupo é a de que o hotel atraia principalmente mercado brasileiro, a par dos mercados portugueses, espanhóis, argentinos e chilenos. Em conferência de imprensa, o presidente deste grupo hoteleiro teve ainda uma palavra a dizer sobre a necessidade de melhorar o transporte aéreo para o Brasil, reportando-se ao potencial “tremendo” do país em termos turísticos.

Carla Nunes

O grupo Vila Galé inaugurou na quinta-feira, 28 de novembro, o seu primeiro hotel da linha Collection no Brasil, o Vila Galé Collection Sunset Cumbuco.

Situado no Ceará, próximo a um outro hotel deste grupo hoteleiro – o Vila Galé Cumbuco –, o Vila Galé Collection Sunset Cumbuco torna-se assim o 45.º hotel do Vila Galé, bem como o 11.º no Brasil.

Em conferência de imprensa, Jorge Rebelo de Almeida, presidente do grupo, confirmou que o hotel surge de um investimento de 80 milhões de reais, sendo que a construção começou em novembro do ano passado.

Com uma oferta de 116 quartos, o Vila Galé Collection Sunset Cumbuco presta homenagem às obras de cantores e compositores brasileiros e internacionais, sendo possível encontrar quartos cuja decoração é inspirada em artistas como Elis Regina e Vinícius de Moraes.

Das valências do hotel fazem parte três restaurantes e três bares – incluindo um restaurante de praia e outro em frente à lagoa –; um Satsanga Spa & Wellness com piscina interior, salas de massagens e centro de fitness; um Clube Infantil com parque aquático, parque infantil e brinquedoteca; e ainda um centro náutico.

Agora que o hotel se encontra de portas abertas, a perspectiva é a de que este seja maioritariamente procurado pelo mercado brasileiro, seguido pelos mercados de Portugal, Espanha, Argentina e Chile.

“Temos uma quota hoje nos nossos hotéis do Brasil com 92% de mercado brasileiro, só 8% cobre os mercados portugueses, espanhóis, argentinos, chilenos”, referiu Jorge Rebelo de Almeida na conferência de imprensa de quinta-feira, que antecedeu o ato de inauguração.

O potencial turístico do Brasil

Sobre a aposta do grupo hoteleiro neste país, Jorge Rebelo de Almeida defendeu que “o Brasil é um país com potencial tremendo em termos de desenvolvimento turístico, porque tem um leque de possibilidades de oferta extraordinário”. Neste campo, aponta para a diversidade cultural, gastronómica e artística do país, a par da diversidade paisagística.

Referindo que o país “evoluiu muito” desde a chegada do grupo hoteleiro há 24 anos, possuindo um “padrão equivalente ao que existe na Europa” relativamente às infraestruturas de aeroportos e rent-a-car, o presidente da Vila Galé é da opinião de que o transporte aéreo precisa de ser melhorado.

“O Brasil hoje atravessa uma dificuldade, que é transporte aéreo extremamente caro. O transporte aéreo precisa de ser melhorado. Na Europa tivemos a vantagem de nos aparecerem uma série de companhias low cost que nos permite de vez em quando viajar em condições muito atrativas. No Brasil não temos isso”, explicou Jorge Rebelo de Almeida.

Por essa razão, afinca que “há [uma] necessidade urgente de criar uma política de transporte aéreo” para o Brasil, recordando que, devido aos preços elevados na ligação à Europa, “é mais fácil e barato voar da Europa para a República Dominicana, voar para as Caraíbas em geral, ou para o próprio México, por um preço mais barato do que se voa para o Brasil”.

“Mesmo para os países da própria América Latina, as distâncias são enormes”, relembra.

14 hotéis em pipeline

Sobre a abertura de mais um hotel, Jorge Rebelo de Almeida afirmou que “somos viciados em abrir hotéis e gostamos de os abrir rápido”, admitindo que este “é um prazer que até certa altura se transforma num vício”, uma vez que, de momento, o grupo conta com 14 projetos em cima da mesa.

Deste conjunto de hotéis, o presidente do grupo Vila Galé já tinha mencionado em ocasiões anteriores que têm oito unidades hoteleiras em linha no Brasil e seis hotéis previstos para Portugal.

Em Portugal é esperada a abertura do Vila Galé – Casas d’Elvas Historic Hotel no próximo ano, entre 15 a 22 de fevereiro. Posteriormente, está prevista a abertura do hotel em Ponte de Lima, a 25 de abril de 2025, de uma unidade no Paço Real de Caxias, em Oeiras, e de mais dois hotéis em Penacova e Miranda do Douro. Acresce a abertura do Vila Galé Collection Tejo na Golegã, na Quinta da Cardiga.

Já no Brasil, o grupo tem em vista a abertura do Vila Galé Collection Ouro Preto, cuja previsão é a de que abra portas a 12 de abril do próximo ano. Segue-se o Vila Galé Coruripe Alagoas (onde estará também incluído um hotel NEP Kids, para crianças); o Vila Galé Collection Amazónia – Belém; o Vila Galé Collection São Luís; o Vila Galé Collection Maranhão; um hotel em Mangue Seco e outro no Inhotim, em Brumadinho.

Atualmente, o grupo Vila Galé conta com cerca de 4.500 trabalhadores, sem contar com os postos de trabalho indiretos.

*A Publituris Hotelaria viajou até Cumbuco, no Ceará, Brasil, a convite do grupo Vila Galé e da TAP Air Portugal.

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Highgate anuncia novo Chief Operating Officer para Portugal

Depois de anunciada a aposentação de Alexandre Solleiro, Sérgio Leandro assume o cargo de Chief Operating Officer (COO) para Portugal na Highgate.

A Highgate anuncia a nomeação de Sérgio Leandro para o cargo de Chief Operating Officer (COO) para Portugal, assumindo a liderança da gestão do portefólio da Highgate no nosso país, na sequência da aposentação de Alexandre Solleiro, que se irá concretizar a 31 de dezembro deste ano.

Em comunicado, a Highgate refere que Sérgio Leandro “dará continuidade ao crescimento da marca em Portugal”.

Sérgio Leandro integrou a Highgate Portugal em janeiro de 2023 como Sénior vice-presidente de Operações, tendo assegurado, com Alexandre Solleiro, o início da operação em Portugal e a gestão do portefólio dos vários hotéis e campos de golfe.

Licenciado em Gestão Turística e com Mestrado em Gestão Hoteleira Internacional pela Universidade de Surrey, em Inglaterra, Sérgio Leandro iniciou a sua carreira profissional há 27 anos, dos quais 10 passados em Londres exercendo vários cargos de liderança. Ao longo do seu percurso integrou as equipas de diversas unidades e grupos hoteleiros internacionais, entre os quais Starwood, Marriott, Morgans, Accor e Lore Group.

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Pestana Hotel Group e Adyen em parceria para elevar a experiência hoteleira

A satisfação dos hóspedes foi o elemento central para esta parceria entre o grupo Pestana e a Adyen, com simplificação de processos de check-in e check-out a ser uma prioridade.

O Pestana Hotel Group (PHG) estabeleceu uma parceria global com a Adyen, permitindo ao maior grupo hoteleiro multinacional de origem portuguesa reunir todos os dados de pagamentos de diferentes canais, online e presencial, numa única plataforma, oferecendo uma visão holística sobre os comportamentos e preferências dos seus hóspedes.

Através da implementação da tecnologia da Adyen, o Pestana Hotel Group tornará os procedimentos de check-in e check-out mais ágeis e práticos para os seus clientes, proporcionando uma experiência centrada na comodidade e satisfação.

Pedro Fino, Chief Financial Officer (CFO) do PHG, refere que, “com este projeto, o Pestana Hotel Group pretende acrescentar valor ao serviço prestado aos seus clientes”, indicando o responsável que o grupo passará a disponibilizar “diferentes opções de pagamento de forma consistente na sua rede de hotéis, utilizando tecnologia de ponta, segura, que facilita a interação do cliente”; enquanto no ‘backoffice’ “se potencia a digitalização dos processos associados”.

A parceria entre o Pestana Hotel Group e a Adyen trará ganhos não apenas para os clientes, mas também para as equipas, uma vez que a plataforma da Adyen vem otimizar as operações ao integrar processos de pagamento de forma simples e segura, possibilitando um atendimento mais rápido e eficiente. Ao combinar eficiência operacional com a tecnologia da Adyen, o Pestana Hotel Group tem como objetivo elevar os níveis de serviço a novos patamares.

Juan Jose Llorente, Country Manager da Adyen para Espanha & Portugal, adianta que, “desde a primeira reunião, a equipa do Pestana Hotel Group apresentou claramente os seus principais objetivos. Primeiramente, como construir e otimizar uma visão centralizada das operações tanto a nível nacional como internacional? E, em segundo lugar, como acompanhar a jornada do cliente nas diferentes unidades do grupo?”, revelando o responsável que a plataforma de tecnologia financeira forneceu “uma resposta clara e uma solução para responder a estas questões”.

A parceria entre o PHG e a Adyen traz também benefícios para as equipas da receção, pois a plataforma, ao simplificar o processo de pagamento, permite ainda poupar tempo em tarefas manuais, possibilitando que ofereçam um serviço mais rápido e eficiente e uma experiência que supere as expectativas dos clientes.

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Vila Galé Eco Resort do Cabo

Vila Galé Eco Resort do Cabo | Créditos: Vila Galé, via website

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Vila Galé adquire hotel em Cabo de Santo Agostinho por 62 milhões de reais

O grupo hoteleiro já geria a operação do Vila Galé Eco Resort do Cabo, localizado no município do Cabo de Santo Agostinho, na área metropolitana de Recife (Pernambuco), desde 2009.

Carla Nunes

O grupo Vila Galé adquiriu o hotel Vila Galé Eco Resort do Cabo, no Brasil, por 62 milhões de reais, após gerir as operações da unidade desde 2009.

O anúncio foi feito esta quinta-feira, 28 de novembro, em conferência de imprensa pelo presidente do Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, por ocasião da inauguração oficial do Vila Galé Collection Sunset Cumbuco, no Ceará – o 45.º hotel do grupo e o 11.º no Brasil.

“[Os proprietários] queriam vender o hotel e nós tivemos de o comprar porque, de facto, já era um filho nosso e não íamos largar o filho abandonado”, referiu Jorge Rebelo de Almeida relativamente ao Vila Galé Eco Resort do Cabo.

Localizado junto ao Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcante, na praia de Suape, em Pernambuco, o Vila Galé Eco Resort do Cabo conta com uma oferta de quartos e suites, quatro restaurantes, dois bares e Satsanga Spa.

Acrescem campos polidesportivos e de ténis, além de um um centro de convenções preparado para reuniões e eventos.

*A Publituris Hotelaria viajou até Cumbuco, no Ceará, Brasil, a convite do grupo Vila Galé e da TAP Air Portugal.

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PortoBay Hotels & Resorts doa mais de 76 mil euros a sete instituições

O grupo hoteleiro angariou 76.519 mil euros através da iniciativa HOPE “Small Gestures Big Hopes”, que foram entregues a sete instituições espalhadas pelo país. Esta é a 12ª campanha organizada pelo PortoBay através desta iniciativa.

A iniciativa HOPE “Small Gestures Big Hopes”, do PortoBay Hotels & Resorts, angariou este ano 76.519 mil euros, que reverteram para sete instituições nas localidades em Portugal onde o grupo detém unidades hoteleiras.

Desta forma, o PortoBay fez uma doação a duas instituições na Madeira, três em Lisboa, uma no Porto e uma no Algarve, ultrapassando os 692 mil euros doados desde o começo do programa HOPE em 2012, como dá conta em comunicado.

Esta é já a 12ª campanha HOPE, que terminou em setembro deste ano. Cada campanha decorre ao longo de um ano em todas as unidades do grupo PortoBay, arrancando sempre com um depósito inicial do grupo hoteleiro, somado às contribuições dos hóspedes.

O grupo hoteleiro dá conta de que “a generalidade dos hóspedes aderiu” a esta última campanha do HOPE, sendo que 881 clientes realizaram um donativo extra.

Durante este período, em 2024, foram também garantidas cerca de 18 mil refeições ao CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo, na Madeira.

Este ano, a entrega dos donativos HOPE às sete instituições beneficiárias está a decorrer com a presença de colaboradores do grupo PortoBay nas visitas às diferentes instituições, nomeadamente à Associação de Paralisia Cerebral da Madeira – APCM;  ao Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro; à Associação Humanitária de Solidariedade de Albufeira – AHSA (Algarve); ao Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil – CADIn (Lisboa); à Comunidade Vida e Paz (Lisboa); à Comunidade Sant Egidio (Lisboa) e à Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (Porto).

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Alexandre Solleiro aposenta-se no final deste ano

O anúncio da aposentação de Alexandre Solleiro foi dado em comunicado pela Highgate Portugal, onde o profissional assumia o cargo de CEO.

A Highgate Portugal deu conta de que o seu CEO, Alexandre Solleiro, irá aposentar-se no final deste ano, a 31 de dezembro.

Em nota de imprensa, a Highgate Portugal reconhece “o importante contributo de Alexandre Solleiro para o lançamento e consolidação da operação em Portugal”, com um percurso de quase 50 anos dedicados ao setor do turismo.

Já Steve Barick, principal da Highgate, enfatizou que a “liderança e incansável dedicação” de Alexandre Solleiro foram “fundamentais para estabelecer e expandir a presença da Highgate [em Portugal], preparando o terreno para o nosso sucesso contínuo”.

O principal da Highgate dirigiu ainda uma palavra à equipa reunida por Alexandre Solleiro para a Highgate Portugal.

“Cada um de vós, através do vosso compromisso e dedicação, transformou planos ambiciosos em resultados tangíveis, elevando os nossos padrões de serviço e estabelecendo um novo marco de excelência operacional”, referiu Steve Barick.

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Jaime Rodríguez de Santiago é o novo diretor-geral para Portugal e Espanha

A Airbnb nomeou Jaime Rodríguez de Santiago para diretor-geral para Espanha e Portugal.

A Airbnb acaba de nomear Jaime Rodríguez de Santiago para diretor-geral da plataforma para o mercado português e espanhol, revelando que o objetivo passa por “continuar a promover as viagens e o alojamento na plataforma, tornando-a na opção preferida para as famílias portuguesas que desejam viajar, bem como para aqueles que desejam tornar-se anfitriões”.

De resto, a Airbnb diz-se “comprometida” com as comunidades e as regiões locais nos 220 países em que opera, ficando Jaime Rodriguez de Santiago responsável por destacar os benefícios que a atividade da plataforma gera nos destinos, especialmente nas zonas menos tradicionais e em áreas rurais.

“A atividade dos anfitriões e os gastos dos viajantes que utilizam a Airbnb contribuem para a criação de centenas de milhares de empregos em Espanha e Portugal, ao mesmo tempo que contribuem para a dispersão do turismo em cerca de 6.000 localidades em ambos os países”, destaca a plataforma, em comunicado.

No seu papel, Jaime também irá defender o trabalho com os governos em regulamentos equilibrados e proporcionais que incentivem o turismo responsável e impulsionem o bem-estar económico dos anfitriões e das comunidades locais.

Com 15 anos de experiência em gestão, empreendedorismo e operações internacionais em empresas do setor tecnológico, o novo diretor-geral da Airbnb para Portugal e Espanha iniciou a sua carreira na Zhilabs, uma empresa de big data. Posteriormente, fundou a 6cero, uma plataforma de jornalismo cidadão, e depois integrou a BlaBlaCar, empresa que atua em viagens partilhadas, onde foi responsável por Espanha, Portugal e Alemanha, sendo também um dos seus primeiros colaboradores. Mais tarde, assumiu a direção geral para a Europa do Sul e Ocidental da FreeNow, empresa de mobilidade urbana da Europa.

Para além das suas responsabilidades empresariais, Jaime está também envolvido na formação em liderança e gestão. Atualmente, é diretor do Programa de Liderança e Gestão do Instituto Tramontana e apresenta o Kaizen, um podcast centrado na aprendizagem contínua que está entre os 100 melhores de Espanha.

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HOSPES da AHP passa a HEART

A AHP apresentou o Programa HEART no que diz ser “uma nova era na Responsabilidade Social e ambiental da hotelaria portuguesa” e que sucede ao programa HOSPES.

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) anunciou uma nova etapa no seu compromisso com a sustentabilidade e a solidariedade com o lançamento do Programa HEART, sucessor do HOSPES.

Esta mudança reflete mais de uma década de impacto positivo e simboliza uma abordagem ainda mais integrada e abrangente para a economia circular e o cuidado com comunidades e o meio ambiente.

O Programa HEART, cujo nome simboliza a essência da hospitalidade – acolher com empatia e cuidado – representa uma evolução natural do HOSPES, mantendo os pilares fundamentais, como a doação de bens e a promoção da economia circular, o emprego inclusivo e o voluntariado corporativo, fortalecendo o alinhamento do setor com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“Este programa reforça o papel do setor hoteleiro como um agente de mudança, cuidando não apenas de quem recebe e dos seus colaboradores, mas também do planeta e das comunidades,” destaca a vice-presidente executiva da AHP, Cristina Siza Vieira.

Desde o início deste Programa de Responsabilidade Social e Ambiental, mais de 278 mil bens, que parte iria para o lixo e outra parte seria revendida, foram redirecionados para quase 200 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), gerando uma poupança estimada de 6,5 milhões de euros. Com pequenas mudanças implementadas pelos 347 hotéis participantes, foi também possível economizar cerca de 774 milhões de litros de água na última década. Um passo enorme no sentido de reduzir a pegada ambiental no turismo, setor que é responsável por cerca de 8% das emissões globais de gases de efeito estufa. No entanto, a AHP acredita que é possível reverter este cenário. “Já não é uma questão de ‘se’ vamos descarbonizar, mas sim de ‘quando’ e ‘como’. E a resposta é: agora, com ações concretas e monitorização contínua do Programa HEART”, reforça a associação.

O programa HEART assenta em dois pilares: o primeiro, da Responsabilidade Social/“We Share”, consiste na reintrodução na economia social, através da AHP, de bens e equipamentos dos hotéis, usados e em bom estado de conservação; no Emprego Inclusivo e no Voluntariado Corporativo, através de parcerias com diversas entidades. O Programa tem parcerias com quase 200 instituições, entre outras, o Banco Alimentar, a Crescer, o Vale de Acór, a APPT21, o Conselho Português para os Refugiados e a RedEmprega.

O segundo pilar, da Sustentabilidade Ambiental/“We Care”, apoiado nos princípios da reutilização, redução e reaproveitamento, fomenta também as boas práticas na recolha, tratamento e reciclagem dos resíduos dos hotéis.

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