Após uma pausa devido à pandemia, a IDF Spring – Feira de Design e Decoração está de regresso para dar a conhecer a nova geração de criadores com a experiência das marcas tradicionais e a aposta no design contemporâneo.
O evento, a decorrer de 21 a 24 de abril, apresenta soluções nas várias vertentes destes setores, nomeadamente cutelaria, loiça, cerâmica, mesa, cozinha e multipreço (Home Accessories), tecidos e revestimentos de decoração (Interior Fabrics), decoração, fragância, flores e ilustração (Loving & Flowers) e, por último, papelaria e gift, no Paper Show.
O espaço “Makers Showcase” surge do desafio lançado pela Exponor Exhibitions a marcas e designers para apresentarem os seus conceitos criativos, numa iniciativa que pretende destacar abordagens mais contemporâneas e sustentáveis. Aqui, figurarão marcas como a Flighting, Com Raiz, Feit Design, Maeva, Jinja Studio e Musgo Design.
Por outro lado, a feira apresenta o “Makers Spot”. Numa era marcada pela valorização do design de autor e da manufatura, este espaço pretende apoiar uma nova geração de criativos na consolidação dos seus contactos.
Já a área “Pure Collection” resulta de um espaço coletivo de empresas de segmento médio-alto de cerâmica, têxteis-lar e acessórios, que retrata a reinvenção de formas de exposição e apresentação de produtos.
Num outro espaço, o “Pure Edition” apresenta novas coleções de tecidos e revestimentos de decoração. Aqui será desenvolvida uma instalação com tecidos de decoração recorrendo à técnica de moulage, num exercício de criatividade da autoria do estilista Eduardo Amorim.
Com duas edições asseguradas por ano, a IDF Spring pretende intersetar o talento e a criatividade da nova geração de criadores com a arte e a experiência das marcas tradicionais mais antigas, que se reinventam através de um design visionário.
Número de profissionais estrangeiros inscritos aumentou 58%
A decorrer em simultâneo com a IDF Spring, e três décadas após a primeira edição, a Export Home regressa à Exponor para dar a conhecer as últimas novidades e tendências em mobiliário, iluminação e estofos.
Sobre o tema “Reconnect”, esta edição centra-se na resposta aos desafios da pandemia e do mercado, convidando marcas, arquitetos, designers e decoradores a conhecerem uma mostra de criatividade e de excelência técnica.
O interesse de compradores estrangeiros para participarem na feira aumentou em 58% face à última edição. Desta forma, a Export Home recebe cerca de mil profissionais de todos os continentes.
Este ano o destaque vai para o espaço “Talk The Future”, dedicado à descoberta, interação e (re)conexão entre profissionais do setor, com um programa que inclui workshops e conferências.
Hotel Concept: Fabiàn Pellegrinet recria conceito hoteleiro
Uma das inovações da nova edição da Export Home é a inclusão de uma área conceptual, o Hotel Concept, com a curadoria do designer de interiores e mobiliário Fabián Pellgrinet Conte. Nesta zona são recriadas várias propostas de espaços num exercício de criatividade e visão de tendências, que envolve o visitante e o instiga a conhecer, de forma diferenciadora, produtos e soluções de empresas portuguesas.
O designer, servindo-se de várias marcas que estarão presentes no certame, desenvolverá conceitos para vários ambientes, dos quartos aos espaços lounge, incluindo diversas soluções de mobiliário, iluminação, têxtil e banho.
No que diz respeito a fornecedores para hotelaria, neste espaço marcam presença empresas como Fenabel, Anaric, Brifour, Mercado da Madeira, Atelier do Estofo, Pombo, Torneiras Roriz, W7, Banhoazis, Vispring, Elastron, Pedro Tavares Têxteis, Padrão Formal e Graccioza.
Ambas as feiras disponibilizam a plataforma digital E+E, que pretende criar um ecossistema global do setor e estreitar as relações entre visitantes e expositores, promovendo a partilha de experiências, conhecimentos, negócios e encontros.
A Export Home e a IDF decorrem em simultâneo na Exponor – Feira Internacional do Porto, de 21 a 24 de abril.