29.º Congresso da AHP foi um “sucesso”
Presidente e directora executiva da associação congratulam-se com reunião anual dos hoteleiros.

Patricia Afonso
Pacto Climático Europeu exige embargo da construção de hotel Tivoli em Póvoa de Varzim
The Editory by The Sea Lagos abre portas após investimento de 63,8M€
UHM nomeia Sílvia Pereira de Castro como diretora regional de marketing
Restaurante Citrus do Lisbon Marriott Hotel certificado pelo “The PLEDGE on Food Waste”
Saccharum passa a integrar The Hotel Collection da American Express
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Marca Sofitel chega ao Porto em 2028
Unidades do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Turismo de Portugal lança campanha que dá rosto e voz àqueles que fazem acontecer o Turismo todos os dias
“O Turismo trabalha uma matéria-prima especial: As pessoas”, realça o SET
“O termo certo para o balanço, modéstia a parte, é que foi um sucesso.” A frase é de Raul Martins, presidente da AHP, no discurso final no fecho do 29.º Congresso da AHP, que decorreu entre os dias 15 e 17 de Novembro, em Coimbra.
“Sem qualquer dúvida, acertámos no tema, nos oradores, moderadores, na região, no local, nos parceiros e, claro, nos congressistas. Foram 423 os que estivemos aqui reunidos, em Coimbra”, precisando o responsável, agradecendo a todos e passando a palavra à directora-executiva da associação, Cristina Siza Vieira.
A directora-executiva começou por recordar os seis temas destacados por Raul Martins no início do congresso como a ter em consideração no futuro: “a pressão turística, por um lado, e a falta de procura por outro”; “a crescente e permanente entrada no mercado de novos competidores”; “a escassez de recursos humanos e os contratos de trabalho que estão obsoletos”; “o esgotamento, no curto prazo, do aeroporto Humberto Delgado”; “as alterações climáticas”; e “o impacto que os episódios de perturbação política, económica, social e o terrorismo trazem a nossa indústria da paz”.
“Todos os temas foram tratados no nosso congresso, uns directa, outros indirectamente. Por isso, estamos mais do que convictos que o 29.º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo ajudou-nos a traçar a rota do futuro: afirmar Portugal como um destino estável, maduro, sustentável, tanto para quem visita como para quem e visitado”, declarou Cristina Siza Vieira.
A directora-executiva da associação abordou, ainda, o tema da formação, destacando o trabalho da AHP neste campo, em especial com o AHP Academy.