Tendências Mercado Laboral (Turismo) para 2017
Leia sobre as principais tendências de recrutamento no Turismo, mais em concreto na Hotelaria, em 2017. Um artigo elaborado por José Miguel Rosenbusch, consultor da Michael Page Hospitality & Leisure.

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O sector aposta cada vez mais em profissionais com formação em Gestão Hoteleira, acompanhada por uma forte componente analítica e uma maior diversificação de ferramentas de apoio (como Marketing, Revenue, Serviço e Luxo).
No seguimento dos projectos desenvolvidos podemos constatar que existe uma dinâmica acentuada nos perfis a recrutar, sendo comum a todos, com especial enfoque nas seguintes competências: resiliência, capacidade de gestão de equipas, foco nos resultados, componente analítica, “hands on – sleevs on”, pragmático e “problem solving”. Ao nível das funções verificamos um acentuado crescimento nas áreas de F&B (Director de F&B e Executive Chef), na área Comercial (Director Comercial e Revenue Manager), começando agora a surgir necessidades crescentes ao nível da Operação (Academy Manager, Facilities Manager, Director de Golfe e Ecommerce Manager).
São inúmeros os desafios e tendências do Turismo e, como tal, é importante acompanhar as inclinações do mercado, sempre antecipando os seus possíveis impactos. O Turismo, assim como muitos outros sectores, tem-se ressentido e procura ajustar a sua oferta em consonância com as “exigências” de um consumidor cujo “foco” está na Internet, na diferenciação de produtos, na experiência oferecida/vivida.
Desde a expansão da economia partilhada, com o surgimento da Uber, Bla Bla Car, Couchsurfing, Eat with Me, boatbound, entre outros, assim como com o crescimento de novos conceitos hoteleiros, ao intensificar do uso das aplicações mobile, e o crescente dos bleisures – turista que mistura negócios com prazer, – é necessário ter capacidade de resposta. Para isso, os profissionais e os parceiros necessitam estar “up-to-date” em relação a estas tendências, nunca perdendo a noção de que o impacto quer a nível nacional, quer a nível mundial é imediato.
É natural e expectável que com o tempo e com o surgimento de novas tecnologias aliadas a este sector de negócio, novas empresas e novos profissionais tenham que se mostrar mais flexíveis, dinâmicos e “open minded” de forma a ter uma resposta mais eficaz e eficiente.
* Artigo elaborado por José Miguel Rosenbusch, consultor da Michael Page Hospitality & Leisure.