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Opinião

Foco nas receitas complementares

Numa altura em que a hotelaria passa por uma fase extremamente positiva, mas com vários sinais de uma limitação ao aumento do preço médio por quarto, julgamos que vale a pena analisar o potencial das receitas complementares, pois os clientes já se encontram dentro da unidade hoteleira: basta incentivá-los a gastar.

Opinião

Foco nas receitas complementares

Numa altura em que a hotelaria passa por uma fase extremamente positiva, mas com vários sinais de uma limitação ao aumento do preço médio por quarto, julgamos que vale a pena analisar o potencial das receitas complementares, pois os clientes já se encontram dentro da unidade hoteleira: basta incentivá-los a gastar.

Sobre o autor
Luis Pedro Carmo Costa

Uma unidade hoteleira tem como negócio principal o aluguer de quartos. Estas receitas podem representar mais de 90% das receitas totais (hotéis económicos de cidade) e raramente representam menos de 55% (somente em unidades com grandes áreas de eventos). É natural que o foco de qualquer responsável de uma unidade hoteleira seja, pois, a maximização das receitas de quartos.

Contudo, numa altura em que a hotelaria passa por uma fase extremamente positiva, mas com vários sinais de uma limitação ao aumento do preço médio por quarto, julgamos que vale a pena analisar o potencial das receitas complementares, pois os clientes já se encontram dentro da unidade hoteleira: basta incentivá-los a gastar.

Alimentação e Bebidas (A&B)
Atualmente, tanto hóspedes como passantes procuram mais autenticidade e inovação gastronómica.

  • Menus Sustentáveis e Experiências Locais: A incorporação de pratos regionais e ingredientes sustentáveis adiciona valor e diferencia o hotel no mercado. Estabelecer parcerias com chefs locais e oferecer menus sazonais atrai clientes que procuram experiências autênticas.
  • Tecnologia de Conveniência: Sistemas de autoatendimento e pedidos via QR code em bares e áreas de lazer otimizam o processo de atendimento e aumentam as vendas, particularmente durante os períodos de maior movimento.

SPA e Bem-Estar
O bem-estar continua em alta, mas com foco mais amplo e acessível.

  • SPA como Experiência Integrada: Lançar pacotes wellness que incluam atividades físicas (ex.: ioga) e alimentação saudável valoriza a proposta de bem-estar e maximiza a utilização do espaço.
  • Ofertas Personalizadas: Aplicar uma precificação dinâmica baseada na ocupação do hotel pode tornar o SPA mais atrativo e rentável, além de promover serviços específicos (ex.: tratamentos de relaxamento para hóspedes de negócios).

Retalho Interno e Pop-Ups
Espaços de vendas estão a ganhar novas funções.

  • Parcerias com Marcas Locais e Artistas: O espaço de retalho pode ser utilizado para exibir produtos locais e até obras de arte (com uma curadoria reconhecida). As lojas pop-up e workshops de curta duração oferecem experiências e incentivam o aumento do tráfego.
  • Venda por Conveniência Digital: Integração do sistema de pagamento no quarto para facilitar compras e reservas de última hora, otimizando o consumo de produtos de conveniência e experiências exclusivas.

Formação e Incentivos da Equipa
O atendimento hoje precisa de estar conectado com tecnologia e hospitalidade personalizada.

  • Formação em Soft Skills e Vendas Digitais: Equipar os colaboradores com competências de venda e no uso de apps para atendimento personalizado melhora a experiência do cliente e a sua aptidão para consumir.
  • Incentivos baseados em Experiências: Estabelecer programas de reconhecimento por boas práticas de vendas e atendimento personalizado incentiva o upselling e aumenta a satisfação dos hóspedes e colaboradores.

Estas mudanças atualizam a experiência do cliente, destacam a identidade do hotel e tornam as receitas complementares uma fonte mais dinâmica e lucrativa.

*Artigo de opinião publicado originalmente na edição 221 da revista Publituris Hotelaria

Sobre o autorLuis Pedro Carmo Costa

Luis Pedro Carmo Costa

Sócio Neoturis
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