58% dos hoteleiros brasileiros não investirão no 1.º semestre
A atual realidade vivida no Brasil com a pandemia da COVID-19 leva a que 58% dos empresários da hotelaria não pretende efetuar investimentos.
Victor Jorge
Cushman & Wakefield antecipa abertura de mais 110 hotéis até 2027
Mama Shelter expande presença em quatro continentes com sete novos hotéis
Oásis Atlântico Praiamar investe em renovações
Mercan Properties lança primeira pedra do futuro Lagos Marina Hotel
Six Senses Douro Valley aposta na diversificação de mercados
Depois de efetuada uma ronda empresarial para analisar as expectativas do setor hoteleiro no Brasil, face à possibilidade de o mesmo vir a realizar investimentos no primeiro semestre de 2021, as respostas não foram animadoras.
De acordo com as contas feitas pelo Ministério do Turismo do Brasil, citado pelo site Hosteltur, somente 42% dos hoteleiros tem intenções de realizar investimentos contra 58% que não pretende efetuar qualquer investimento, com 67% a admitir que a procura cairá nesse período ou manter-se-á igual.
Apesar do Governo de Bolsonaro acreditar que a recuperação do turismo interno irá acontecer já em 2021, os empresários hoteleiros não sentem o mesmo “entusiasmo” e, assim, retomar os investimentos.
O inquérito desenvolvido pelo Ministério do Turismo do Brasil junto do setor hoteleiro de todas as regiões do país pretendeu medir o impacto da crise pandémica nas expectativas e intenções de investimento dos empresários.
Com um cenário negativo, face aos inúmeros casos de COVID-19 no país e alguma indefinição na política de vacinação, o certo é que 82,5% dos empresários indicaram quebras em 2020, antecipando 44,6% que, para este primeiro trimestre de 2021, irã manter as quebras na faturação, enquanto 23% estima manter situação semelhante e 32,4% se mostrar otimista e espera mesmo crescimento.