Hotel Silva ganha nova vida como Des Arts – Hostel & Suites (COM FOTOS)
Unidade mais antiga de Amarante permanece na família, mas tem nova ‘cara’. Conceito presta homenagem aos artistas portugueses que marcaram a história da cidade.
Patricia Afonso
Selo Save Water é alargado aos estabelecimentos de alojamento local
Exponor aposta em nova feira de design de interiores com a inProjecta
ALPN critica Movimento Referendo pela Habitação por não “resolver os reais problemas sociais” com referendo ao AL em Lisboa
Proveitos totais do alojamento turístico somam quase 6,4 mil milhões de euros até novembro
Octant Hotels aposta em Jan-Erik Ringertz para a direção de operações
Groupe GM estabelece parceria com a marca Isula
Docentes da ESHTE representam Portugal no fórum mundial de gastronomia científica
Christelle Pitrel é a nova vice-presidente de gestão de ativos para Portugal da Highgate
Quinta do Lago apresenta 180 vagas de emprego em Open Day
Mama Shelter estreia-se no Dubai com novo hotel
O Des Arts – Hostel & Suites é a nova designação do emblemático e histórico Hotel Silva, no centro de Amarante, que ganhou uma nova vida e conceito, após a remodelação total do espaço.
Agora como hostel, a unidade foi renovada por Francisca Fonseca, descendente do poeta e escritor amarantino Teixeira de Pascoaes, e pelo seu marido, Roberto Feitosa, que passaram os últimos anos a viajar pelo mundo
“Com uma localização privilegiada, em pleno centro de Amarante e debruçado sobre o rio Tâmega, o Des Arts – Hostel & Suites é marcado por uma forte ligação à arte e à cultura. Inspirada pelas histórias e fotografias que cresceu a ouvir e a ver, Francisca Fonseca presta homenagem aos artistas de Amarante ou que aí passavam temporadas, na Casa de Pascoaes, que também se mantém na família”, lê-se no comunicado enviado às redacções.
A nota explica que cada quarto tem o nome de um pintor ou escritor e conta um pouco da sua história. “A ligação à arte estende-se até ao jardim, desenhado com base num famoso quadro de Amadeo de Souza-Cardoso, também natural de Amarante. Além disso, está prevista uma dinâmica programação cultural, aberta à cidade, desde concertos, exposições, projecções de filmes. ”
O edifício foi totalmente renovado e integra, agora, 15 suites e nove camaratas, incluindo quatro ‘camarates premium’ de duas camas (beliche) e cinco camaratas que vão desde as seis às 12 camas. “A ideia é proporcionar uma experiência descontraída e informal, mas com o máximo conforto e uma forte ligação à cidade.”
“Na recuperação do edifício, Francisca e Roberto reaproveitaram muito da “riqueza” acumulada pela história, como madeiras, móveis e objectos que se podem encontram pelos corredores do Des Arts – Hostel & Suites, muitos deles convertidos em novas peças e finalidades. A sustentabilidade é uma das preocupações dos proprietários, que procuraram um modelo com o mínimo consumo energético e impacto ambiental.”
O Des Arts – Hostel & Suites “pretende também estabelecer uma forte ligação com o destino, não só com a cidade de Amarante como com toda a região envolvente”. Entre os serviços disponibilizados, destaque para o bicicletário (4 € por dia) para descobrir a região e estão também a ser criadas parcerias com operadores da região para promover visitas a quintas de vinho e incursões pela natureza.