“Um em cada quatro portugueses que visitam as Maurícias fica num dos resorts Sunlife”
O grupo Sunlife detém quatro hotéis na ilha Maurícia, bem como um campo de golfe e três Bubble Lodges em Ile aux Cerfs’.
Carla Nunes
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O grupo Sunlife detém quatro hotéis na ilha Maurícia, bem como um campo de golfe e três Bubble Lodges em Ile aux Cerfs’.
Texto: Carla Nunes | Fotografia: DR
A pandemia por Covid-19 motivou o rebranding da marca hoteleira mauriciana Sunlife, a par da remodelação de dois dos resorts que compõe o grupo. Agora, o grupo assegura que o Sunlife foi rentável este ano, com uma ocupação de 74%, ultrapassando os valores verificados antes da pandemia. No contexto de uma Fam Trip à Maurícia, de 26 de setembro a 5 de outubro, a Publituris Hotelaria teve a oportunidade de falar com Joelle Edwards Tonks, diretora de vendas e marketing da Sunlife, sobre este rebranding e o perfil do público português que visita estes resorts.
Que oferta têm disponível nos Sunlife Resorts?
O Sunlife tem um resort para todos.
O Long Beach é o parque de diversões perfeito para famílias, com valências que incluem o Sunlife Kids club. No entanto, o resort também é perfeito para adultos, com uma piscina infinita separada só para adultos, cabanas privadas discretas com serviço de mesa e um spa premiado.
Já o Sugar Beach brilha com sofisticação, oferecendo uma beleza espantosa num ambiente gracioso. Ao mesmo tempo, o Sugar Beach também pensa nas famílias, com o Sunlife Kids Club a oferecer um programa repleto de atividades diárias, incluindo caças ao tesouro, trabalhos manuais e desportos aquáticos.
No La Pirogue, os hóspedes são encorajados a mergulhar e experimentar a verdadeira e autêntica Maurícia. O resort vai buscar inspiração à atmosfera de aldeia para criar um tema que abraça as cores e vivacidade da ilha.
Por fim, o Ambre é um resort com tudo incluído e apenas para adultos, permitindo aos hóspedes uma indulgência sem fim e a liberdade de se mimarem desde o nascer do sol até ao anoitecer. Redefinindo o conceito tradicional de tudo incluído, os hóspedes podem escolher entre menus à la carte e saborear um menu de bebidas de qualidade.
Como tem corrido a operação desde a pandemia? Conseguiram recuperar os valores de 2019?
Recuperámos 88% das chegadas de turistas e do serviço aéreo pré COVID-19. Além disso, o Sunlife foi rentável este ano, com uma ocupação de 74%, ultrapassando os valores verificados antes da pandemia. Já se registou um aumento da estadia média no destino, que passou de sete dias, antes da pandemia, para dez a 12 dias, atualmente. Este é um bom sinal de que o visitante quer desfrutar plenamente das suas férias após a pandemia. Verificamos que a pandemia alterou significativamente algumas tendências de viagem. A segurança e a confiança do viajante desempenham um papel importante nas decisões de viagem. O viajante procura mais espaço, natureza e bem-estar. Na Sunlife, estudámos bem estas tendências e adaptámos as nossas ofertas e experiências para as satisfazer. Lançámos a “Come Alive Collection”, que apresenta uma gama de experiências especiais disponíveis em todas as estâncias Sunlife.
Casais dominam público-alvo português nos Sunlife
Qual o perfil de cliente que vos visita?
Os nossos resorts atraem todos os grupos demográficos, particularmente casais e famílias, sendo que o principal grupo etário continua a ser o dos 30 aos 55 anos. Os nossos principais mercados vêm da Europa Ocidental, seguidos de mercados regionais como a África do Sul e o Médio Oriente.
Que percentagem assumem os clientes portugueses nos vossos resorts?
A Sunlife tem, até à data de 2023, 25% da quota de mercado dos viajantes portugueses [nas ilhas Maurícias]. Podemos assim dizer que um em cada quatro portugueses que visitam as Maurícias fica num dos resorts Sunlife.
Relativamente ao mercado português, qual o perfil destes clientes? São mais constituídos por casais ou famílias?
A Sunlife tem um resort para todos os gostos. No caso do mercado português, verificamos mais casais do que famílias, com um número muito representativo de casais em lua de mel, que viajam sobretudo durante os meses da primavera e do outono europeus. Por conseguinte, o hotel com melhor desempenho da Sunlife para este mercado é o Ambre, devido ao conceito adults only. Durante os meses de verão, julho e agosto, período das férias escolares, também recebemos algumas famílias, para as quais o Pirogue, com o seu “estilo mauriciano”, é muito popular.
Como pretendem aumentar ou manter o público português nos resorts do grupo?
A Sunlife tem um escritório em Madrid desde 2008, cuja direção de vendas e marketing para a Europa do Sul, incluindo Portugal, e Países Baixos é assumida por Blanca Casado. Estamos, portanto, muito presentes no mercado há bastante tempo. Além disso, a Sunlife organiza regularmente workshops com operadores turísticos e de viagens para promover a Sunlife e a coleção Come Alive. Também contratámos uma nova agência de relações públicas, a LuxuryComm, para a nossa representação no mercado espanhol.
Setor procura soluções para fixar população local
A falta de recursos humanos no setor hoteleiro tem sido muito discutida em Portugal. Também sentem falta de pessoal nos Sunlife Resorts?
A falta de mão-de-obra é um fenómeno internacional na indústria hoteleira após a COVID-19. Participamos regularmente em feiras de emprego e organizamos dias de recrutamento nos nossos resorts para atrair talentos. Também estamos a considerar contratar estagiários de diferentes países para reforçar a nossa equipa. Atualmente, na Sunlife, com as soluções que implementámos, tais como estagiários e mão-de-obra estrangeira nas funções de back of the house, temos um nível de pessoal satisfatório que nos permite assegurar um serviço de excelência.
Sentem necessidade de recrutar pessoal fora das ilhas, ou têm recursos humanos suficientes no país para o setor?
Atualmente, na Maurícia, temos cerca de 2.500 vagas por preencher. Assistimos a uma tendência em que, tal como na maioria dos países, os talentos procuram a expatriação. Recrutamos localmente, mas para ultrapassar a falta de mão-de-obra, recorrer a estrangeiros tem sido uma solução viável, especialmente porque muitos destinos turísticos os empregam, como as Maldivas e as Seychelles. Só precisamos de encontrar as soluções certas para atrair a nova geração de mauricianos para a indústria hoteleira e, ao mesmo tempo, acolher um número limitado de estrangeiros que nos possam ajudar a continuar a desenvolver este setor que, estou certa, tem grandes anos pela frente.
Que benefícios oferecem aos trabalhadores do grupo?
Oferecemos flexibilidade em termos de condições de emprego, como o trabalho a part-time com direito a benefícios como o plano médico, o esquema de incentivos trimestrais e comodidades como refeições do pessoal. Além disso, lançámos um “Programa de Dupla Certificação”, acessível aos estudantes e às nossas equipas internas. Trata-se de um certificado reconhecido e emitido pelo Sun Training Institute em colaboração com a escola hoteleira da Maurícia, que permite adquirir tanto competências técnicas como competências interpessoais e experiência profissional. Os estagiários que empregamos, por seu lado, têm “incentivos” para os motivar a dar o melhor de si. Oferecemos também a possibilidade de uma exposição internacional cruzada aos nossos talentos.
De Sun Resorts para Sunlife
O que motivou o rebranding da Sun Resorts para Sunlife em 2022?
O nosso objetivo passou por revigorar a marca “Sun Resorts” e a imagem corporativa, otimizar a identidade dos hotéis e melhorar a experiência dos hóspedes e a cultura de serviço. Aspiramos a ser um empregador de eleição com uma visão inspiradora que atrai novos talentos e motiva as nossas equipas.
A primeira parte, “Sun”, reconhece e mantém a confiança na nossa marca e no seu ADN, que construímos ao longo dos últimos 45 anos. A parte “life” representa toda a energia que o sol nos dá, mas também significa “estilo de vida”, o estilo de vida mauriciano. Sunlife celebra uma vida ao sol, uma vida desfrutada com estilo.
Este rebranding foi acompanhado pela remodelação de duas unidades hoteleiras. Em que consistiram estas remodelações?
O Sugar Beach, de cinco estrelas, foi submetido a uma renovação completa, com todos os quartos e suites remodelados e os restaurantes e áreas públicas redesenhados e atualizados, acrescentando um toque de glamour. O Sugar Beach tem um Buddha-Bar Beach recentemente redesenhado para uma experiência melhorada ao pôr-do-sol, cujo restaurante duplicou a sua capacidade e passa a estar associado a um lounge à beira-mar e a um centro de entretenimento. Além disso, os novos quartos familiares situados na Manor House apresentam agora quartos comunicantes com casas de banho separadas e um terraço ou varanda. Um quarto está equipado com uma cama king-size, enquanto o outro tem camas twin, que podem acomodar até três crianças ou adolescentes.
O Long Beach, de cinco estrelas, também beneficiou de uma renovação dos quartos e suites em junho de 2023, mantendo o tema do ambiente geral arejado e fresco do resort, juntamente com um novo restaurante, Tides.
Recentemente, o Ambre revela uma nova era de elegância com quartos redesenhados, que encapsulam uma estética contemporânea de linhas simples e tons naturais, que criam uma atmosfera de tranquilidade e sofisticação. Abraçando o artesanato local, os quartos mostram a essência cultural da Maurícia, infundindo cada espaço com um sentido de autenticidade.
Têm mais remodelações em vista?
A Sunlife tem um plano interessante para o próximo ano na Ile aux Cerfs’, focado na melhoria da parte de lazer. A manutenção dos nossos resorts é um processo contínuo.
Que novidades podemos esperar dos Sunlife nos próximos anos?
Para já, estamos a concentrar-nos na Maurícia. Estamos também a desenvolver residências para o resort La Pirogue, num projeto que inclui 45 apartamentos e penthouses com piscina e serviço de concierge – o que permite aos residentes que desejam mergulhar na cultura mauriciana um destino ideal para uma imersão total, com acesso privilegiado aos hotéis Sugar Beach e La Pirogue.
*A Publituris Hotelaria viajou à Maurícia a convite da Solferias, Emirates, Sunlife Hotels e Visit Ras Al Khaimah.