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Programa de aceleração From Start-to-Table está de volta e aposta na sustentabilidade

O programa tem candidaturas abertas até dia 20 de setembro e procura empreendedores com negócios dentro de duas categorias: “Tecnologia para Restauração” e “Conceitos de Restauração e Produtos de Food & Beverage Sustentáveis”.

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O programa tem candidaturas abertas até dia 20 de setembro e procura empreendedores com negócios dentro de duas categorias: “Tecnologia para Restauração” e “Conceitos de Restauração e Produtos de Food & Beverage Sustentáveis”.

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From Start-to-Table, o programa de aceleração da Startup Lisboa para negócios ligados ao ecossistema da restauração, foi lançado no passado dia 8 de setembro. O programa tem candidaturas abertas até dia 20 de setembro e procura empreendedores com negócios dentro de duas categorias: “Tecnologia para Restauração” e “Conceitos de Restauração e Produtos de Food & Beverage Sustentáveis”.

“Estamos preparados para uma edição que se vai realizar em moldes consideravelmente diferentes e vamos pôr esse entusiasmo em prática sem comprometer a inovação característica do programa”: foi assim que Miguel Fontes, diretor executivo da Startup Lisboa, abriu a sessão de lançamento da terceira edição do From Start-to-Table.

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Este ano o programa decorre de modo remoto parcial, entre 11 de outubro e 10 de dezembro, com apenas algumas atividades presenciais, mediante os constrangimentos do contexto de cada momento. Durante a sessão de apresentação, que decorreu esta manhã, no ABC – Airport Business Center, o espaço da Startup Lisboa no Aeroporto de Lisboa, ficou o compromisso da organização em manter o nível de inovação, qualidade e exigência que se tem experienciado nas duas últimas edições, apesar da pandemia.

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“Perante a situação que vivemos hoje, seria seguramente mais simples não manter o programa, mas entendemos que o papel da Startup Lisboa ganha uma relevância ainda mais forte em momentos de crise. É por isso que decidimos trabalhar mais para manter esta terceira edição, mesmo com todos os constrangimentos. Acreditamos que a inovação na tecnologia e na sustentabilidade podem dar novas oportunidades a um setor que tanto necessita de crescer e de recuperar”, reforçou Miguel Fontes.

Rui Miguel Nabeiro, CEO da Delta Cafés, sublinhou o apoio que a empresa tem dado desde a primeira edição do programa: “Estamos presentes e queremos estar presentes. Num momento em que a restauração se encontra tão fragilizada, é importante apoiar programas que trazem proximidade entre os players da inovação no setor”, explicou.

Também Rita Marques, secretária de estado do Turismo, salientou a importância deste tipo de iniciativas para o setor: “A inovação, além de ter propósito, tem de ter tangibilidade e exequibilidade que só parceiros corporate podem atestar. Ter um programa que compreende esta necessidade e que junta os jovens empreendedores a mentores é muito importante”.

Além das entidades institucionais que apoiam o programa, estiveram também presentes vários projetos que já participaram nas edições anteriores do From Start-to-Table – Miap, Fumeiro do Mar, Kitchen Village, Classihy e Kitchen Dates -, que falaram sobre a sua experiência ao longo da aceleração, sobre o impacto da COVID-19 nos seus negócios e também sobre a forma como os mesmos podem ter um impacto positivo na indústria da restauração e do turismo.

10 mil euros para o vencedor de cada categoria
As candidaturas estão abertas até dia 20 de setembro no site do From Start-to-Table e podem candidatar-se empresas (constituídas há menos de cinco anos), portuguesas ou estrangeiras, que tenham um projeto de tecnologia para a restauração ou novos conceitos – sejam eles de restauração ou produtos – alinhados com objetivos de sustentabilidade. Há 20 mil euros para distribuir entre as equipas vencedoras de cada uma das categorias do programa: “Tecnologia para Restauração” e “Conceitos de Restauração e Produtos de Food & Beverage Sustentáveis”.

O From Start-to-Table é apoiado pelo Turismo de Portugal, e conta também, desde a sua primeira edição, com o apoio da Delta Cafés, associada da Startup Lisboa. Nas primeiras duas edições do From Start-to-Table, candidataram-se mais de 250 projetos, de mais de 30 países. A última edição acolheu participantes de 12 nacionalidades: EUA, Reino Unido, Brasil, Canadá, Israel, Alemanha, Ucrânia, Espanha, França, Bélgica, Itália e Portugal.

Este programa da Startup Lisboa dedicado ao ecossistema da restauração já premiou vários projectos como a Why Not Soda, uma marca de refrigerantes biológicos feitos em Portugal, que firmou recentemente uma parceria com a Delta; a Breadfast, um serviço de entrega de pequeno-almoço ao domicílio, que foi comprada pela EatTasty em maio de 2019; a TempJobs, um marketplace de trabalhadores independentes, que funciona em tempo-real; a Miap, uma plataforma digital para restaurantes, bares e hotéis para pedidos e pagamento em apenas 30 segundos; a Kitchen Villages, uma rede de contentores-cozinha que permite o aluguer de um espaço de produção num modelo kitchen-as-a service, ou o Fumeiro do Mar, um projeto que produz iguarias fumadas naturalmente a partir da cavala e da tainha , oferecendo ao mercado a possibilidade de diversificar o consumo de peixe, de forma sustentável.

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Recorde o HAS 2024 em vídeo

A revista Publituris Hotelaria e o jornal Construir (publicações do grupo Workmedia) voltaram a reunir fornecedores, arquitetos e hoteleiros na 8.ª edição do HAS.

A revista Publituris Hotelaria voltou a unir-se ao Jornal Construir e à revista Traço – ambas publicações do grupo Workmedia – para organizar o Hotels | Arquitects | Suppliers (HAS), onde os fornecedores do setor tiveram a oportunidade de mostrar as novidades que têm em catálogo a hoteleiros e gabinetes de arquitetura.

No evento, que decorreu a 26 de novembro, no Monsanto Montes Claros, participaram 45 empresas fornecedoras, de cerca de 20 segmentos, nomeadamente revestimentos, pavimentos, equipamentos de ginásio, mobiliário, climatização, amenities, fechaduras eletrónicas, iluminação, elevadores, lavandarias, têxteis, entre outros.

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Nova marca da Atrian possibilita criar um pizza corner em três horas

A Atrian lançou uma nova marca, a “IL MAFIOSI by Atrian”, que possibilita às empresas criarem o seu próprio “pizza corner” em três horas.

A Atrian lançou uma nova marca, a “IL MAFIOSI by Atrian”, que possibilita às empresas criarem o seu próprio “pizza corner” em três horas.

Através deste serviço “chave na mão”, a Atrian disponibiliza não só as pizzas e pinsas prontas a confecionar, como também “todo o material de merchandising necessário para abrir um pizza corner”, como refere em nota de imprensa. Desta forma, este pacote inclui menus, tábuas, fardas, cortantes e forno.

A empresa refere que esta solução é indicada para bares de piscina ou praia, rooftops, hotéis ou restaurantes que pretendam aumentar a rentabilidade do seu negócio.

O suporte para a abertura deste negócio será facultado pela Atrian através das equipas de marketing e qualidade, com o objetivo de em poucas horas instalar, formar equipas e pôr em funcionamento uma autêntica “pizzaria italiana”.

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Atrian abre segunda unidade da Pão em Casa no Porto

A Atrian, empresa que opera no setor das massas congeladas em Portugal, abriu uma segunda unidade própria da Pão em Casa no Porto.

A Atrian, empresa que opera no setor das massas congeladas em Portugal, abriu uma segunda unidade própria da Pão em Casa no Porto.

Esta abertura decorre após a Atrian ter adquirido a Pão em Casa em 2022, uma marca especializada em entregas de produtos de padaria e pastelaria frescas ao domicílio.

Após a aquisição desta marca através de uma rede de franchising, a Atrian lançou um serviço de entregas diárias para o canal corporativo na área de Lisboa, onde fornece empresas como a Cimpor, Mckinzey, Bolt, Aegon Santander, Mercedes e a OutSystems.

Após o “sucesso” alcançado em Lisboa, a Atrian inaugura agora uma segunda unidade da Pão em Casa no Porto, como refere em nota de imprensa.

Além do serviço de entrega de pequenos-almoços compostos por fruta, croissants, panquecas, sumo natural, entre outros, as empresas podem também assegurar sortidos de doces ou salgados para acompanhar as reuniões, coffee breaks, comemorações de aniversários ou eventos no escritório. A entrega de pão fresco para os colaboradores levarem para casa no final do dia também é um dos serviços assegurados pela empresa.

A Pão em Casa by Atrian disponibiliza ainda um serviço para pequenas unidades hoteleiras ou Alojamentos Locais, com a entrega diária de uma Breakfast Box. As unidades podem encomendar as breakfast boxes de acordo com as reservas com pequeno-almoço incluído que recebem diariamente, sem necessidade de estrutura própria de Food & Beverage (F&B) e desperdícios.

As entregas são diárias, incluindo fins de semana e feriados.

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Atrian aposta em nova gama de sobremesas vegan

A Atrian, empresa portuguesa dedicada à produção de alimentos ultracongelados, lançou uma nova gama de sobremesas vegan.

A Atrian, empresa portuguesa dedicada à produção de alimentos ultracongelados, lançou uma nova gama de sobremesas vegan.

A linha é composta por quatro sobremesas: Cupcake de Cenoura com Creme de Canela; Fruity Cake de Maçã; Bolo de Abóbora e Azeite e Mousse de Cacau e Pistáchio. Em nota de imprensa, a Atrian refere que a ideia passa por “satisfazer vários momentos de consumo, desde pequenos-almoços, brunches, lanches e festividades”.

As novas sobremesas sem ingredientes de origem animal resultam de um ano e meio de trabalho das equipas de Investigação e Desenvolvimento da Atrian, em colaboração com entidades externas.

No mesmo comunicado, Inês Petiz, Marketing Director da Atrian, refere que esta linha de produtos resulta da evolução dos hábitos de consumo, e do aumento da procura de soluções mais equilibradas, nomeadamente de produtos plant-based, sem comprometer o sabor e qualidade.

A nova gama de sobremesas vegan da Atrian já se encontra disponível para o canal Horeca, sendo que neste momento a empresa está a desenvolver com alguns parceiros da Distribuição Moderna “formatos adequados para o retalho”.

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Vale da Rosa cria embalagem grab & go para o canal Horeca

O produtor nacional de uvas de mesa Vale da Rosa criou uma embalagem de 100 gramas especificamente para o canal Horeca. 

O produtor nacional de uvas de mesa Vale da Rosa criou uma embalagem de 100 gramas especificamente para o canal Horeca.

A embalagem grab & go, com 100 gramas de uvas sem grainha Vale da Rosa, vai estar disponível a partir deste verão em restaurantes e hotéis, com o intuito de servir “como opção de sobremesa ou como um snack saudável”, refere a empresa em comunicado.

No mesmo documento, a Vale da Rosa refere que “o investimento no canal Horeca é um dos objetivos traçados pela empresa de Ferreira do Alentejo para 2024, dando seguimento à estratégia de diversificação de produto e, simultaneamente, de reafirmação e consolidação dos valores da marca na procura de novas soluções de packaging produzidas com materiais eco friendly” – razão pela qual esta embalagem está disponível em Paper Cup, em vez de plástico.

“Conseguimos uma embalagem que tem tanto de prática como de elegante, pensada para satisfazer clientes que, em momentos como estes, habitualmente consomem, por exemplo, cerejas”, explica António Silvestre Ferreira, administrador da Vale da Rosa em nota de imprensa.

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Atrian disponibiliza três novas sobremesas para o canal Horeca

A Atrian, empresa portuguesa dedicada à produção de alimentos ultracongelados, lançou três sobremesas desenvolvidas em co-branding com duas marcas açorianas, as bolachas Mulata e os Chás Gorreana.

A Atrian, empresa portuguesa dedicada à produção de alimentos ultracongelados, lançou três sobremesas desenvolvidas em co-branding com duas marcas açorianas, as bolachas Mulata e os Chás Gorreana.

A parceria firmada com a Moaçor, fabricante açoriano de bolachas, e com os Chás Gorreana levaram à criação de duas sobremesas com bolachas Mulata e um bolo de maçã e chá verde, este último humedecido com chá verde Gorreana e polvilhado com matcha.

Segundo Inês Petiz, diretora de marketing da Atrian, “estes desenvolvimentos são fruto de parcerias com duas empresas, Moaçor e Gorreana, com quem temos uma relação muito próxima e de confiança. Para nós, esta aposta em co-branding tem como objetivo ajudar à valorização dos produtos locais e alavancar as vendas e notoriedade das marcas”, como refere em nota de imprensa.

Estas três novas sobremesas destinam-se ao canal Horeca e ao setor do retalho. Nos Açores, estes produtos já se encontram à venda no Pingo Doce e no Recheio Cash&Carry, assim como em restaurantes e cafetarias de referência do arquipélago. Já para Portugal Continental, a empresa antecipa que estas estejam disponíveis “brevemente” nos supermercados El Corte Inglês.

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Rational apresenta novo equipamento iHexagon

Este novo produto consegue combinar vapor, ar quente e micro-ondas de forma uniforme nas seis prateleiras do equipamento. Desta forma, o utilizador pode cozinhar alimentos diferentes ao mesmo tempo.

A Rational passa a contar com uma nova categoria de produtos, a iHexagon.

Este novo produto consegue combinar vapor, ar quente e micro-ondas de forma uniforme nas seis prateleiras do equipamento, “no menor tempo possível”, como garante a Rational em nota de imprensa. Desta forma, o utilizador pode cozinhar alimentos diferentes ao mesmo tempo.

O equipamento foi apresentado online esta semana pelo diretor de vendas e marketing da Rational, Markus Paschmann, que mostrou ainda uma outra novidade da Rational, o iClimateBoost, um assistente de cocção que adapta vapor, ar quente e micro-ondas para cada alimento.

Em comunicado, a Rational dá conta de que o iHexagon destina-se aos clientes cujo conceito de negócios orienta-se “tanto para a qualidade quanto para a velocidade”, já que este equipamento “é capaz de produzir grandes quantidades, podendo ser utilizado para abastecer buffets, por exemplo”. Por outro lado, este produto consegue “aquecer porções individuais em segundos”. De acordo com a empresa, é também indicado para cozinhas que trabalham com alimentos e processos padronizados.

“Neste caso, o gerenciamento digital da cozinha da Rational, ConnectedCooking, é bastante útil. Um exemplo é o MyDisplay, que exibe as funções mais importantes individualmente na tela e no qual é possível criar as configurações pelo ConnectedCooking e distribuí-las para todos os sistemas de cocção”, refere a empresa em nota de imprensa.

O iHexagon tem ainda a característica de limpeza autónoma através do iCareSystem AutoDose, cujos cartuchos de detergente e conservação estão integrados no sistema de cocção, mantendo-se “seguros e fechados”.

Este novo equipamento já está disponível na Alemanha, na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos da América (EUA), com a empresa a garantir que a introdução noutros países “será feita de forma progressiva”.

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Atrian dinamiza 2ª edição de Open Days entre fevereiro e março

A Atrian Indústria Alimentar volta organizar a 2ª edição de Open Days após aquela que descreve como uma primeira edição de “sucesso” no ano passado, levando o evento a vários locais do país em diferentes datas.

A Atrian Indústria Alimentar volta organizar a 2ª edição de Open Days após aquela que descreve como uma primeira edição de “sucesso” no ano passado, levando o evento a vários locais do país em diferentes datas.

Nestes Open Days, a empresa de comercialização e distribuição de produtos ultracongelados nas áreas de padaria, pastelaria, sobremesas e soluções para refeições dá a conhecer aos atuais e potenciais clientes “vários produtos do cardex da marca, inclusive soluções vegans e sem glúten”, como explica em nota de imprensa.

Esta é a oportunidade de “conhecer em primeira mão as últimas novidades” lançadas no início do ano”, e que incluem produtos como novas opções de miniaturas para pequenos-almoços de hotel e opções de sobremesas que só requerem descongelar, como o Brookie (brownie + cookie) e o Bolo Brownie Rockslide – sendo que existem várias outras opções de sobremesas vegan e sem adição de açúcares refinados.

No segmento da padaria, a Atrian vai apresentar, entre outras novidades, o Bolo de Caco com Azeitonas e Bolo Lêvedo, disponível em dois formatos.

Os Open Days começam na cidade do Porto, no The Editory Garden Baixa Porto Hotel, a 15 e 16 de fevereiro. Posteriormente, decorrem no Algarve de 21 a 22 de fevereiro, no Grande Real Santa Eulália.

De 28 e 29 de fevereiro os Open Days da Atrian chegam aos Açores, no The Lince Azores, chegando a Lisboa de 6 e 7 de março, ao Radisson Blu Hotel. A série de eventos termina em Leiria, de 13 a 14 de março, no hotel Tryp Leiria.

Para consultar o horário dos eventos e obter a entrada livre, os interessados devem inscrever-se no formulário presente no website www.atrian.pt ou consultar as redes sociais da Atrian.

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Lisbon Food Affair dá destaque a investigação e inovação no espaço LFA Food Lab

A Lisbon Food Affair vai dar destaque a projetos de investigação, inovação, sustentabilidade e digitalização num espaço dedicado, o LFA Food Lab.

A Lisbon Food Affair vai dar destaque a projetos de investigação, inovação, sustentabilidade e digitalização num espaço dedicado, o LFA Food Lab.  Esta será uma área que integra entidades como universidades, academias, empresas com projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D) e startups ligadas ao setor, como apontado em comunicado.

Para a edição deste ano, que terá lugar de 4 a 6 de fevereiro na FIL – Centro de Exposições e Congressos de Lisboa, está já confirmada a presença da Universidade de Coimbra e da Universidade do Algarve, bem como empresas e startups como a Colé – Picolés Artesanais, a Wine Ventures, a Keepit, a Brain e a ZMT Europe.

Além do espaço de exposição, o LFA FOOD LAB vai contar com palestras e workshops técnicos, com a apresentação de novos desenvolvimentos de produto e inovação. Em nota de imprensa, a organização refere que estes são dirigidos a um ” público profissional, qualificado e potencialmente predisposto à ampla oferta de oportunidades de negócio que pode gerar, seja na área de alimentação e bebidas, mas também máquinas, equipamentos e novas soluções de tecnologia para este sector”.

A agenda de eventos programados para os três dias do evento já está disponível para consulta através do website da Lisbon Food Affair.

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Rational disponibiliza equipamento iVario Pro com desconto até dezembro

A Rational disponibiliza até 31 de dezembro de 2023 o seu equipamento iVario Pro com um desconto de 20%, nomeadamente no modelo iVario Pro 2-S.

A Rational disponibiliza até 31 de dezembro de 2023 o seu equipamento iVario Pro com um desconto de 20%, nomeadamente no modelo iVario Pro 2-S.

Este equipamento multifuncional consegue cozinhar, grelhar e fritar sem a necessidade de outros utensílios de cozinha e eletrodomésticos, reunindo tudo num único equipamento.

A promoção, válida até ao final deste ano, só está disponível para os utilizadores que participem num evento de demonstração iVario Live para experimentar o dispositivo. No website da Rational, os interessados podem inscrever-se num dos vários eventos, disponíveis através do link.

Pode ainda ser solicitado um teste gratuito do iVario durante um período de tempo limitado, com a visita de um consultor de vendas que visitará a cozinha do estabelecimento para avaliar o projeto.

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