Schneider assina interactividade do Evolution Lisboa (COM VÍDEO)
Unidade abriu portas há dois anos e ambas as partes envolvidas assinalam o sucesso do projecto, que é um ‘case study’ a nível mundial da empresa especialista em gestão de energia.
Patricia Afonso
O Hotel Evolution Lisboa marcou uma nova etapa dentro do Grupo SANA, que desenvolveu e ergueu um no novo conceito de um hotel interactivo e ecológico. Mas este projecto tornou-se, também, um ‘case study’ dentro da Schneider Electric. Não só em Portugal, mas a nível mundial, visto que a especialista em gestão de energia não contava com nenhum projecto idêntico no seu portefólio.
Com dois anos de operação, o Hotel Evolution Lisboa é, tecnicamente, um “sucesso”, sendo o seu “segredo” a “espinha dorsal” digital desenvolvida pela Schneider Electric Portugal, conta João Carlos Gomes, director técnico da unidade, que no primeiro ano de operação reduziu o consumo energético em cerca de 40% face ao orçamentado, o equivalente a menos 35 mil euros.
Por sua vez, Fernando Ferreira, EcoBuildings Manager da Schneider Electric, explica que o trabalho feito pela equipa portuguesa foi assente na solução SmartStruxure, que integra quase na totalidade todos os sistemas de gestão hoteleira usados no Evolution, proporcionando ao cliente uma interactividade única, ao ponto de este ser praticamente autónomo desde a reserva do alojamento. O responsável explica que, apesar da solução já ter “quatro ou cinco anos” e o seu uso ser transversal a qualquer edifício, o projecto do Hotel Evolution é único no portefólio mundial da Schneider dado o grau de integração dos diversos sistemas.
“Sucesso” foi a palavra mais usado por João Carlos Gomes para classificar esta parceria, enaltecendo a “estabilidade” e “eficácia” desta solução, que, em dois anos, ainda não sofreu uma avaria, é uma das razões de elogio por parte dos clientes e serve de exemplo dentro da hotelaria nacional e internacional.
*Leia este artigo na íntegra na edição da Revista Publituris Hotelaria de Fevereiro