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Tenho um bar, e agora? Os 10 passos essenciais para o sucesso

Abrir e manter um bar exige planeamento, dedicação e atenção a vários detalhes. Ao seguir estes passos essenciais, estará mais preparado para enfrentar os desafios e criar um negócio próspero.

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Tenho um bar, e agora? Os 10 passos essenciais para o sucesso

Abrir e manter um bar exige planeamento, dedicação e atenção a vários detalhes. Ao seguir estes passos essenciais, estará mais preparado para enfrentar os desafios e criar um negócio próspero.

Hugo Silva
Sobre o autor
Hugo Silva

Abrir um bar é o sonho de muitos empreendedores. Mas, para que esse sonho não se transforme em pesadelo, há que seguir etapas que ajudem a garantir o sucesso do negócio. Saiba em 10 passos o que fazer para se destacar neste mercado.

1. Conheça o seu público-alvo
O primeiro passo para o sucesso de qualquer negócio passa por conhecer bem o seu público. No caso de um bar, significa entender os potenciais clientes. Será frequentado por universitários, pessoas que gostam de cervejas artesanais, ou com foco na sofisticação, através de cocktails mais elaborados? Definir o perfil do seu público é crucial para as tomadas de decisão, desde o tipo de bebida até à decoração.

2. Localização é fundamental
A expressão “localização, localização, localização” faz muito sentido. Um bar numa área de fácil acesso, com grande circulação de pessoas, tem mais garantias de sucesso. Além disso, é importante pensar na segurança e no perfil da região. Uma má localização pode ser um grande obstáculo, por mais que o serviço seja excelente.

3. Legalize o seu bar
Abrir um bar sem as devidas licenças e alvarás pode resultar em multas pesadas e até ao fecho do estabelecimento. A legislação pode variar de acordo com o município, mas normalmente envolve licenças de funcionamento, autorização para venda de bebidas alcoólicas e, em alguns casos, alvará para a realização de eventos com música ao vivo. Cumpra todas as exigências legais!

4. Crie um menu atrativo e coerente
O menu é a alma do seu bar. Deve refletir o conceito e estar alinhado com o público-alvo. Se está direcionado para quem aprecia cervejas artesanais, ofereça uma boa variedade delas. Se os clientes procuram cocktails, invista num bom bartender e em ingredientes de qualidade. Não se esqueça das opções de petiscos e lanches, que devem complementar as bebidas e agradar ao palato.

5. Equipa formada faz a diferença
O atendimento é um dos fatores que mais fidelizam clientes num bar. Investir numa equipa bem formada e motivada é essencial. Os profissionais têm de entender o conceito do bar, ser simpáticos e ágeis, além de lidar com situações adversas. Um bom atendimento é, muitas vezes, a garantia do cliente voltar.

6. Controlo financeiro eficiente
Este é um aspeto crucial para garantir a saúde do negócio. Desde o início, é importante acompanhar as entradas e saídas de caixa, manter um stock organizado, estar sempre atento ao fluxo de caixa. Muitos bares acabam por fechar, não por falta de clientes, mas por má gestão financeira. Um software de gestão pode ser um excelente aliado.

7. Marketing e divulgação
Mesmo que tenha o melhor bar da cidade, ninguém o vai frequentar se não souber da sua existência. Investir em marketing, principalmente nas redes sociais, é essencial. Crie um perfil atrativo para o seu bar no Instagram, Facebook e noutras plataformas que façam sentido para o seu público. Promoções, fotos atraentes e eventos especiais são ótimas formas divulgação.

8. Eventos e atrações
Para atrair e fidelizar clientes, é importante criar eventos e atrações diferenciadores, que vão desde noites temáticas a música ao vivo, promoções de happy hour ou parcerias com marcas de bebidas para oferecer degustações. A ideia é criar algo que faça com que os clientes escolham o seu bar em detrimento da concorrência.

9. Ambiente e decoração
O ambiente é essencial na experiência do cliente. Desde logo, deve refletir o conceito do negócio. Um bar de cocktails deve apostar num ambiente mais sofisticado. Com um público jovem, pode investir numa decoração mais descontraída. A iluminação, o mobiliário, mesmo a música ambiente, contribuem para a criação de uma identidade única.

10. Inovação e adaptação
O mercado de bares e restaurantes é altamente competitivo. É fundamental estar atento às tendências do mercado, inovar em produtos e serviços. A capacidade de adaptação a mudanças de comportamento do público e do setor também pode garantir a longevidade do negócio.

Abrir e manter um bar exige planeamento, dedicação e atenção a vários detalhes. Ao seguir estes passos essenciais, estará mais preparado para enfrentar os desafios e criar um negócio próspero. Afinal, o seu sucesso vai muito além das bebidas servidas, envolve uma combinação de fatores que, juntos, criam uma experiência única e inesquecível.

*Artigo de opinião publicado originalmente na edição 222 da revista Publituris Hotelaria

Sobre o autorHugo Silva

Hugo Silva

Cofundador da Cocktail Team
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