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REVIVE vai ter 3.ª edição com 15 a 20 imóveis

O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazendo, apontou cinco prioridades para o turismo: “pessoas, empresas, investimento, território e reforço da notoriedade de Portugal e das suas regiões enquanto destino turístico”.

Victor Jorge
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REVIVE vai ter 3.ª edição com 15 a 20 imóveis

O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazendo, apontou cinco prioridades para o turismo: “pessoas, empresas, investimento, território e reforço da notoriedade de Portugal e das suas regiões enquanto destino turístico”.

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KPI Hotel tem novo COO

O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços (SETCS), Nuno Fazenda, revelou esta terça-feira, 24 de janeiro, que será lançada uma 3.ª edição do programa REVIVE que contemplará entre 15 a 20 imóveis, salientando que esta iniciativa “promoverá o investimento”.

Falando no almoço promovido pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), o SETCS começou por frisar a importância económica e social do turismo em Portugal que, sendo a maior atividade exportadora do país, representa 20% das exportações de bens e serviços”.

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Nuno Fazendo reconheceu, no entanto, que o setor do turismo “não está com força agora”, relembrando que nos últimos 10 anos, ou melhor, na década anterior a 2019, o turismo cresceu acima dos 10% ao ano nas receitas, mas que, em 2022, “o turismo deu a volta”.

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No discurso dirigido aos associados da AHP, o SETCS salientou que “temos de ter a ambição de fazer mais e melhor. Temos de ter a ambição de liderar o turismo do futuro e isso significa ter um turismo mais sustentável, mais inclusivo, mais tecnológico e mais coeso”.

Para tal, Nuno Fazendo apontou cinco prioridades: “pessoas, empresas, investimento, território e reforço da notoriedade de Portugal e das suas regiões enquanto destino turístico”.

Quanto às pessoas, o secretário de Estado admitiu a necessidade de “atrair recursos humanos para o setor com mais qualificações”, destacando o que dissera na sua primeira intervenção pública, depois de assumir o cargo, e que passa pela apresentação de uma “agenda para a qualificação e atração de talento para o setor do turismo”.

Mas além do ‘matching” que deverá ser feito entre a procura e oferta de emprego, Nuno Fazenda frisou, igualmente, a importância da “valorização dos salários”, focando o acordo alcançado na Concertação social, salientando que, no turismo, “existem empresas que vão, inclusivamente, além do acordo com proposta salariais mais altas”.

No que diz respeito às empresas, Nuno Fazendo destacou o programa Apoiar.pt que dotou com mais 70 milhões de euros o apoio, revelando que as empresas dos transportes turísticos serão enquadradas para receber esses apoios. O SETCS evidenciou, também, o “Consolidar +Turismo”, destinado às Micro e Pequenas Empresas, linha que é de crédito, mas que admitiu “não será para criar mais dívida”.

“Trata-se de uma linha de apoio sem juros para aquelas empresas que tenham contraído empréstimos ao longo da pandemia” e que, a partir de 1 de fevereiro, podem apresentar candidaturas para, cada uma, aceder a 40.000 euros sem juros.

Relativamente aos investimentos, Nuno Fazenda admitiu que o próximo ciclo de fundos europeus “será o maior de sempre”. Se no Portugal 2020, existe uma exigência de execução anual de dois a três mil milhões de euros, para o próximo ciclo, “esse valor passa para seis mil milhões de euros por ano”, revelou o SETCS, o que, segundo o mesmo, “somando os apoios para as empresas do Portugal 2020 com o PRR e do Portugal 2030 são mais 90% de apoios para as empresas”.

Mas ainda existe mais dinheiro, já que no PRR, “temos 151 milhões de euros para apoio ao turismo”, existindo ainda apoios transversais que incluem o setor do turismo: transição digital no valor de 600 milhões de euros.

No domínio da eficiência energética também existem apoios significativos, com o “Repower EU” a disponibilizar mais de 700 milhões de euros”, o que levou Nuno Fazenda a destacar que, quer no curto prazo, quer no médio e longo prazo as empresas terão instrumentos que garantem o seu crescimento e competitividade”.

Quanto ao território, o governante deixou bem claro que, “para desenvolvermos o nosso turismo, teremos de assegurar a preservação e valorizar a matéria-prima. E a matéria-prima do turismo são os nossos recursos naturais e culturais”. Por isso, Nuno Fazenda referiu que “temos de apostar no território interior”.

Finalmente, no que diz respeito ao reforço da notoriedade de Portugal e das suas regiões enquanto destino turístico, o secretário de Estado afirmou que “queremos continuar a afirmar Portugal como um dos principais destinos turísticos do mundo e, por isso mesmo, teremos a promoção da marca Portugal, mas também das suas regiões e dos seus territórios”.

Para tal, Nuno Fazendo destacou o protocola assinada no final de 2022, com mais de 20 milhões de euros para a promoção externa das diversas regiões, tendo revelado a realização do pagamento de 50% desse protocolo para dar “estabilidade às agências de promoção externa para fazer o seu trabalho”.

Para concluir, o SETCS destacou ainda a necessidade de “restabelecer e reforçar a conectividade aérea”, que segundo o mesmo ainda está a 6% do que tínhamos em 2019.

“O propósito é concretizar e as perspectivas são boas, já que, segundo o Banco de Portugal, em 2023, as exportações do turismo português deverão crescer 8,3%”, terminou Nuno Fazenda.

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Secrets Playa Esmeralda Resort&Spa 5*

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“O cliente português é mais exigente que o espanhol”, admite José Luis Lucas (Hyatt Inclusive Collection)

Em Portugal para acompanhar a apresentação da oferta e das novidades da Hyatt Inclusive Collection, José Maria Lucas, responsável pela representação da marca para o mercado ibérico, admitiu que, “mais slots existissem em Lisboa, mais clientes portugueses teríamos a voar para o Caribe e para os nossos hotéis”.

Victor Jorge

A Hyatt Inclusive Collection partilhou o RoadShow da Ávoris, realizado em Lisboa, para dar a conhecer as suas novidades para o próximo ano de 2025, apresentando duas novas unidades para República Dominicana, mais concretamente para Miches, com abertura agendada para abril de 2025: Secrets Playa Esmeralda Resort&Spa 5* e Dreams Playa Esmeralda Resort&Spa 5*.

Ao Publituris, José Maria Lucas, responsável pela representação da marca para o mercado ibérico, admitiu que, com a oferta aérea para La Romana, na República Dominicana, “o mercado português está mais recetivo a disfrutar da oferta desse país do que do México”, explicando que, “com a passagem a dois voos, já que a oferta de voos passou para a República Dominicana (La Romana e Punta Cana) e só existindo um para o México (Cancun), é natural que esta conectividade determine o volume de passageiros para um destino e outro”.

Além disso, admite que o portfólio de marcas, “que é enorme”, é “sempre condicionado “pelo preço”, apesar de frisar que “a relação preço-qualidade é difícil de bater”, reconhecendo, contudo, que “o cliente português é mais exigente que o espanhol. O cliente português sabe muito bem o que quer e reconhece o que tem qualidade”, diz, revelando que, por exemplo, “o cliente português, a primeira pergunta que faz, é se a praia para onde pretende viajar tem sargaço, o que condiciona, automaticamente, a escolha”.

Além das duas novas unidades a inaugurar em abril de 2025, localizadas numa zona (praticamente) virgem – Secrets Playa Esmeralda e Dreams Playa Esmeralda – em Miches, estes dois novos hotéis serão, na realidade os primeiros a instalar-se na zona, havendo ainda uma terceira novidade, com o novo Dremas Cap Cana de 5 estrelas, perto de Punta Cana.

“Estas duas novas unidades acrescentam, de facto, valor à nossa oferta e serão, espero, um sucesso junto dos nossos clientes portugueses. São unidades a estrear, de luxo, numa praia paradisíaca e não explorada. Na realidade, é este tipo de oferta que os clientes portugueses procuram cada vez mais”, reconhecendo, no entanto, que “cerca de 65% do que é vendido incide nas marcas Dreams e Sunscape”.

Quanto à recetividade dos agentes relativamente aos novos hotéis e respetivas marcas, José Maria Lucas admite que “custou um pouco, já que houve uma integração no universo Hyatt, com o surgimento de novas marcas que concorrem com outras já estabelecidas e bem conhecidas”. O responsável pelo mercado ibérico reconhece, no entanto, que estar inserido num universo como a Hyatt é uma “vantagem, tratando-se de uma marca internacional, muito prestigiada”. Daí focar o “esforço que foi feito em dar a conhecer todo este novo universo através de um excelente trabalho comercial e com presença em eventos como a BTL, Mundo Abreu ou através de webinars, ações de formação e, claro, muita informação”.

Importante é, também, o passa-palavra que José Maria Lucas entende como a “melhor ferramenta de marketing” e que “fideliza” muito o cliente. “Um cliente que fique satisfeito com a estadia nas nossas unidades, fideliza-se e traz outros clientes que, por sua vez, também se fidelizam”.

Dreams Playa Esmeralda Resort&Spa 5*

Sem ter objetivos traçados em termos de volume de clientes para o mercado português, o responsável da Hyatt afirma que “quanto mais, melhor”. E aqui entra a limitação na oferta a área que “condiciona bastante”, admitindo que, “mais slots existissem em Lisboa, mais clientes portugueses teríamos a voar para o Caribe e para os nossos hotéis. Para La Romana a nossa oferta vai de meados de junho a finais de setembro e para Cancun da Semana Santa a outubro e com lugares condicionados comparativamente com Espanha. Se Lisboa tem dois voos para a República Dominicana, Espanha possui 11 charters, mais toda a oferta das linhas regulares”.

Assim, coloca-se a pergunta se há muitos portugueses a deslocarem-se a Madrid para apanhar voos para os destinos no Caribe? E a resposta de José Maria Lucas é: “cada vez mais. Basta reconhecer que, a partir de Lisboa, o voo é semanal, enquanto de Madrid é diário. E acresce que, quem sai de Madrid ainda tem uma poupança, já que o preço, por norma, é mais barato”.

“O cliente que pretende passar 10 dias na República Dominicana tem a vida dificultada. Ou passa 7 ou 14. Se quiser passar outro período, já terá de ir apanhar o voo a Madrid”, admitindo que “estamos a fomentar junto dos agentes de viagens que não condicionem o cliente. Se o cliente pretender outro período que não sejam os 7 dias, pois é fácil ir a Madrid e permanecer mais tempo”.

Solução apontada por José Maria Lucas para este fluxo é, também, a existência da Alta Velocidade, “o que faria com que ainda mais portugueses optassem, eventualmente, por sair de Madrid”.

Outra das ofertas que passa a estar disponível são as estadias combinadas, ou seja, o cliente possui a possibilidade de voar para La Romana e no regresso sair de Punta Cana, o que para o responsável da Hyatt, “é mais um serviço facilitador para quem pretenda ir à República Dominicana”.

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NH Collection Gent

Créditos: DR

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Minor Hotels abre oficialmente as portas do NH Collection Gent

Com esta abertura hoteleira no centro histórico de Gent, a Minor Hotels Europe & Americas passa a contar com quatro hotéis da marca NH Collection Hotels & Resorts na Bélgica.

No início deste mês, a 4 de novembro, a Minor Hotels abriu as portas do seu mais recente hotel na Bélgica, o NH Collection Gent.

Com o lançamento deste hotel da NH Collection no centro histórico de Gent, a Minor Hotels Europe & Americas reforça a presença da marca NH Collection Hotels & Resorts na Bélgica, onde já detém uma propriedade em Antuérpia e duas em Bruxelas.

Parcialmente alojado num edifício restaurado da Feira Mundial de 1913, o hotel homenageia as figuras mais importantes dos têxteis de Gent do século XIV. Inspirado nas obras de Hendrik Conscience, romancista popular flamengo, o NH Collection Gent conta a história do amor proibido entre Veerle Van Artevelde e Lieven Denys, desde a cripta medieval de Denys, do século XIII, até ao Grand Café Van Artevelde.

O NH Collection Gent, de quatro pisos, conta com 174 quartos, sendo que as suites júnior apresentam os nomes dos membros da família Van Artevelde, figuras que se destacaram na história da indústria têxtil de Gent.

NH Collection Gent

Créditos: DR

Além do pequeno-almoço buffet, servido no Restaurante Spinners, a oferta de comidas e bebidas do hotel é composta pelo Grand Café Van Artevelde, onde podem ser “saboreadas especialidades locais e cervejas belgas”, e pelo Dyers Courtyard, dedicado a refeições ligeiras, como referido em nota de imprensa.

Das restantes valências do NH Collection Gent fazem parte um ginásio, sauna e dez salas para reuniões e eventos, com capacidade para 400 convidados.

Um quarto duplo no NH Collection Gent para dois hóspedes tem o valor base de 150 euros por noite, incluindo pequeno-almoço e excluindo impostos municipais.

NH Collection Gent

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Eurostars Hotel Company

Eurostars Bilbao | Créditos: DR, via Hosteltur

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Eurostars Hotel Company chega ao País Basco com dois hotéis

A cadeia hoteleira passará a estar presente em San Sebastián e Bilbau com dois hotéis, cuja abertura está prevista para 2025 e 2026, respetivamente.

A Eurostars Hotel Company tem em vista a construção de um novo hotel em San Sebastián e a reabilitação de um edifício em Bilbau, cujas datas de abertura estão previstas para o verão de 2025 e o final de 2026, respetivamente.

Desta forma, a cadeia hoteleira do grupo Hotusa passará a estar presente pela primeira vez no País Basco, como noticia o Hosteltur. Ambos os projetos serão acrescentados ao portefólio da Eurostars Hotel Company em regime de arrendamento.

Em San Sebastián, mais concretamente no Paseo de la Fe, será construído o futuro Eurostar Villa Itziar, um quatro estrelas cujas obras de construção começaram no final de 2023, sob a direção do estúdio FIARK.

O futuro hotel de nova construção vai contar com 27 quartos, restaurante, um bar no rooftop, ginásio, jardim com piscina exterior e parque de estacionamento. A expectativa é a de que o hotel abra portas no verão de 2025.

Em Bilbau, a cadeia já deu início às obras de reabilitação do edifício que dará lugar ao futuro Eurostars Bilbao, um quatro estrelas situado na margem norte do rio Nervión, próximo ao Museu Guggenheim e ao Estádio de San Mamés.

O hotel vai oferecer 75 quartos e vários espaços comuns, prevendo-se que abra portas no final de 2026, após as obras de remodelação projetadas e dirigidas pelo estúdio de arquitetura Ajuriaguerra TRES.

“Tanto Bilbau como San Sebastián são destinos com um desenvolvimento turístico notável na última década, para o qual queremos contribuir com uma oferta de alta qualidade, que enriqueça a experiência dos visitantes. Esperamos continuar a crescer na região com novas iniciativas que reforcem o nosso compromisso com a excelência turística”, afirmou Amancio López, presidente do Grupo Hotusa.

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Hélder Martins mantém-se como presidente da AHETA

A AHETA elegeu os corpos sociais para o triénio 2025-2027, mantendo-se Hélder Martins como presidente.

A única lista a concorrer para os corpos sociais da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) – Lista A – que integrava todos os membros que compunham a lista apresentada em 2022, embora reforçada por mais algumas empresas em virtude da alteração de estatutos entretanto realizada, foi declarada vencedora, com a totalidade dos votos expressos, a favor.

Hélder Martins presidente reeleito, refere, em comunicado que “é de salientar, em primeiro lugar a confiança depositada pelos associados, o que muito agradecemos e a nossa promessa é de continuar a trabalhar para afirmar a AHETA como principal associação regional, na área do turismo. Numa altura em que nos deparamos com tantos desafios, temos que juntar todos os esforços no sentido de garantir a solidez das empresas para continuar a apostar na melhoria das condições dos nossos colaboradores, razão fundamental do sucesso do turismo e, por outro lado, continuar a apostar na qualidade dos empreendimentos turísticos com vista a uma melhor garantia de ‘value for money’, na perceção dos turistas.

Por seu lado, Mário Ferreira, o novo Presidente da Assembleia Geral, “espera continuidade no que se refere aos compromissos assumidos nestas e nas anteriores eleições, que nos elegeram”, apontando a conclusão da “criação do Gabinete do Associado, como meio de ouvir as empresas e ajudar a resolver os seus problemas; densificar os Gabinetes de Apoio Jurídico e Apoio ao Investimento”.

“Espero ainda que a AHETA continue a ganhar escala de representação, seja por via orgânica angariando novos associados, seja por cooperação ou agregação com entidades que concorrem para os mesmos objetivos”, frisa o novo Presidente da Assembleia Geral.

E conclui: “o Algarve, enquanto Região e Destino Turístico, tem especificidades que devem ser defendidas pelas próprias empresas, pois ninguém o irá fazer por nós. Só uma AHETA forte e representativa, como ator de peso no conjunto das instituições, poderá defender as empresas do Algarve da tentação centralista de Lisboa”.

A tomada de posse terá lugar a 20 de novembro, às 19.30 horas no Hotel Alísios, em Albufeira, presidida pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.

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Sommet Education estabelece parceria com a HSMAI

O memorando de entendimento assinado entre a Sommet Education e a Hospitality Sales & Marketing Association International (HSMAI) na região Médio Oriente e África estabelece um conjunto de projetos e atividades entre as instituições.

A Sommet Education, que engloba as escolas Les Roches e Glion Institute of Higher Education, assinou um memorando de entendimento com a Hospitality Sales & Marketing Association International (HSMAI) do Médio Oriente e África (MEA, na sua sigla em inglês).

A parceria “estabelece um quadro para o envolvimento mútuo em projetos e atividades que irão melhorar as oportunidades de crescimento educacional e profissional na indústria da hospitalidade”, como a Sommet Education refere em comunicado.

Uma destas atividades passa pela organização de mesas-redondas executivas pela HSMAI MEA, com professores da Les Roches e do Glion Institute of Higher Education a debaterem temas como as tendências da hotelaria, a inovação e o marketing estratégico. Está ainda prevista a organização de webinars, workshops e seminários.

Através deste acordo, prevê-se também a contribuição de especialistas académicos da Les Roches e da Glion na produção de artigos de investigação e documentos técnicos para publicação no website da HSMAI MEA.

Além destas atividades, a Sommet Education será parceiro educativo na 7ª Conferência Anual de Estratégia Comercial (CSC), que terá lugar de 26 a 27 de novembro deste ano no Conrad Dubai.

“A nossa parceria com a HSMAI MEA alinha-se perfeitamente com a nossa missão de promover a excelência na hotelaria através da formação. Ao conectar os nossos alunos com uma rede profissional tão vasta, o nosso objetivo é colmatar a lacuna entre a academia e a indústria, capacitando a próxima geração de líderes da hospitalidade com percepções e oportunidades do mundo real”, refere Adrian Artimov, VP of Enrolment at Sommet Education.

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Câmara de Lisboa dinamiza formação de gestão do risco de sismo e tsunami para hoteleiros

A iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) decorre esta quarta-feira, 20 de novembro, no Auditório do Alto dos Moinhos – Metro de Lisboa, entre as 09h00 e as 15h30.

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) encontra-se a desenvolver um projeto relacionado com a capacitação para a gestão do risco de sismo e de tsunami por parte dos empreendimentos turísticos localizados na cidade de Lisboa, através do Programa ReSist e do Regimento de Sapadores Bombeiros, bem como do Centro Europeu de Riscos Urbanos.

A iniciativa, de acordo com a CML, decorre do facto de este território apresentar “condições propícias à ocorrência” destes fenómenos, razão pela qual realizará em parceria com estas entidades uma ação de formação dirigida a profissionais da hotelaria, sejam gestores hoteleiros, supervisores de manutenção, segurança hoteleira ou proprietários de alojamentos locais (AL).

A formação “Turismo sustentável e resiliente” decorre esta quarta-feira, 20 de novembro, no Auditório do Alto dos Moinhos – Metro de Lisboa, onde serão apresentadas medidas que podem ser implementadas nos alojamentos, sejam hotéis ou AL.

O objetivo passa por “mitigar o risco sísmico, promover a resiliência e a sustentabilidade face a fenómenos naturais e capacitar preventivamente para a avaliação e gestão de cenários de catástrofe, quer no plano individual quer no plano coletivo”, como a CML refere em comunicado.

A formação, que terá lugar entre as 09h00 e as 15h30, inclui temas como “Tsunami: factos e mitos”; “Mitigação do risco sísmico”; “Continuidade do negócio e sustentabilidade no setor hoteleiro”; “Cultura de autoproteção em ambiente de catástrofe” e “Socorro e estabilização de vítimas”.

A participação na formação é gratuita, contudo, é necessária inscrição através do link.

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Six Senses alarga portefólio em Itália com novas aberturas em Milão e no Lago de Como

O Six Senses Milan tem data de abertura prevista para 2025, na Via Brera 19. Já o futuro Six Senses Lake Como deverá abrir portas em 2028, resultado da remodelação do Grand Hotel Cadenabbia.

A marca hoteleira Six Senses aumenta a sua presença em Itália com duas novas aberturas no país: o Six Senses Milan e o Six Senses Lake Como.

Ambos os hotéis surgem da assinatura de um acordo de gestão hoteleira com o Gruppo Statuto, sendo que o hotel da Six Senses em Milão tem abertura prevista para o próximo ano 2025 e o do Lago de Como em 2028.

O futuro Six Senses Milan ficará situado na Via Brera 19, com um total de 68 quartos, dos quais 15 são suites, e duas piscinas. Além do spa apetrechado com tecnologia de ponta, à semelhança de outros hotéis da marca, o Six Senses Milan vai oferecer um rooftop com bar e piscina.

Dada a sua localização naquele que é considerado um bairro de artistas, onde a tradição e a cultura milanesa se encontram, o hotel pretende levar os seus hóspedes numa “viagem de descoberta pelo artesanato e o estilo intemporal”, como refere em nota de imprensa, através de pormenores como o mármore arabescato, latão antigo, vidro fumado feito à mão, os tetos texturados e rebordos em mosaico”.

Six Senses Milan

Six Senses Milan | Créditos: DR

Já o Six Senses Lake Como abrirá portas após a remodelação total do atual Grand Hotel Cadenabbia, situado na margem ocidental do lago. O número de quartos do atual edifício de seis andares será “significativamente reduzido”, de acordo com a marca, para acomodar 102 quartos e suítes espaçosos, sendo que será também dedicado mais espaço para a área de spa e wellness.

A piscina e o deck exteriores serão complementados por uma piscina flutuante no lago. Já a oferta de comidas e bebidas inclui um restaurante de especialidade, um bar no terraço e um restaurante no quarto piso da unidade, com vista para o lago.

“Tanto o Six Senses Milan como o Six Senses Lake Como correspondem a um objetivo. O primeiro foi intencionalmente dimensionado e concebido para oferecer uma hospitalidade cuidada e o bem-estar holístico numa das capitais da moda mais dinâmicas da Europa. Já o segundo será um refúgio sereno inserido num dos mais belos jardins à beira do lago, a apenas 90 minutos de distância de Milão”, refere em comunicado Neil Jacobs, CEO da Six Senses.

Estas duas aberturas, fruto de um acordo com o Gruppo Statuto, segue-se à abertura do Six Senses Rome, em 2023, no restaurado Palazzo Salviati Cesi Mellini, bem como do Six Senses London e Six Senses Ibiza, que também resultaram de um acordo com este grupo.

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AHETA vai a votos a 18 de novembro

As eleições que decorrem a 18 de novembro, segunda-feira, têm como objetivo eleger os órgãos sociais para o triénio 2025/2027.

A Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) vai a votos a 18 de novembro para eleger os órgãos sociais para o triénio 2025/2027.

Presente a sufrágio estará uma lista liderada por Mário Ferreira na Assembleia Geral, Hélder Martins, na Direção e Francisco Moser no Conselho Fiscal.

Em nota de imprensa, a associação dá conta de que “esta será uma lista que aposta na continuidade do trabalho realizado e que integra todos os elementos que integravam as listas anteriores”.

Desta forma, apresentam-se para a assembleia geral Mário Azevedo Ferreira (PG Hotels), como presidente; Maria do Rosário Ribeiro (Vila Galé S.A), como vice-presidente; e José Emídio (AGT, S.A.) e Orlando Lopes (Mogal, Inv. Tur Hoteleiros S.A.) como secretários.

Já a direção conta com Hélder Martins (Pedras d’el Rei, Gestão e Turismo, S. A.) como presidente. Já a listagem para vice-presidente inclui Joel Pais (Solverde, S.A.); Jorge Beldade (Minor Luxury Hotels S.A.); José Vila-Nova (Vila Vita Parc, Lda); Martinho Fortunato (Marlagos, In. Turísticas Lda); Pedro Lopes (Salvor, S.A.); Reinaldo Teixeira (Garvetur Ag. Imobiliária, S.A.); Sérgio Leandro (SGEHR, Soc Gest e Exp. Hotéis e Resorts, S.A.);  Teresa Bispo (Pedra dos Bicos, S.A.); José Carlos Leandro (Alísios II, Imob. Turismo, S.A.); Carlos Viegas (Soc. Turística Vasco da Gama, S.A.); José Queiroga Valentim (Pedras da Rainha, At. Turísticas, S.A.).

Por fim, o conselho fiscal apresenta como presidente Francisco de Moser (Details Hotels & Resorts, S.A.), como vice-presidente Rui Justo (Balvil Gest Emp Turísticos Lda) e como secretário Rui Costa (Alboltur Soc. Hoteleira Lda).

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João Jesus assume direção regional de operações de resorts para o sul da Europa na Minor

Após um extenso percurso profissional ligado à Minor Hotels, e depois de um ano e meio como diretor-geral do Domes Lake Algarve, João Jesus regressa a este grupo hoteleiro para suceder a Jorge Beldade, que irá reformar-se no final de 2024.

A Minor Hotels apostou em João Jesus assumir o cargo de diretor regional de operações de resorts para o sul da Europa. Desta forma, o profissional fica responsável pela gestão global dos atuais resorts que integram o portefólio da Minor Hotels em Portugal, Espanha, França e Itália, além da abertura de novos resorts nestes destinos.

Licenciado em Marketing Turístico, João Jesus conta com uma pós-graduação em Gestão de Campos de Golfe, pela Universidade do Algarve. Começou a carreira no setor no Tivoli Carvoeiro, onde desempenhou vários cargos. Posteriormente, passou para a equipa comercial da Tivoli Hotels & Resorts, “onde se destacou na área do golfe”, como referido em nota de imprensa.

Em 2010, assumiu a função de diretor de vendas de lazer, ao qual se seguiu o cargo de diretor de vendas e marketing da região do Algarve. Já de 2018 a 2023, assumiu a direção-geral do Tivoli Carvoeiro.

Após um ano e meio como diretor-geral do Domes Lake Algarve, João Jesus regressa à Minor Hotels, sucedendo a Jorge Beldade, que irá reformar-se no final de 2024.

“Retorno à Minor Hotels com muito entusiasmo. Com estas novas funções, terei a oportunidade de me desafiar profissionalmente e, em simultâneo, contribuir para consolidar o crescimento da Minor Hotels no mercado europeu”, comenta João Jesus.

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Fim de ano no Algarve com ligeiro aumento, mas “sem grande impacto no turismo”, diz AHETA

Os hoteleiros algarvios preveem uma ligeira subida na taxa de ocupação dos hotéis para o período da passagem de ano, comparativamente a 2023, “mas sem grande impacto no turismo”, estima o presidente da principal associação hoteleira regional.

“Perspetivamos que a ocupação fique ligeiramente acima dos 80% registados no ano passado nas unidades que vão estar abertas para esse período”, revelou o presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), à agência Lusa.

De acordo com Helder Martins, ao contrário do Natal, “uma festa vivida mais em casa e em família e sem impacto no alojamento turístico”, a passagem de ano “atrai mais pessoas à região, mas não é isso que vai alterar o mês”.

“Esta é a época mais baixa do ano, são meses com taxas de ocupação no alojamento de cerca de 30%, aumentando ligeiramente para a passagem do ano, mas só em uma ou duas noites, o que não é expressivo”, notou.

Contudo, adiantou, os hoteleiros perspetivam “para esse curto período, um ligeiro aumento em relação ao ano passado”.

Segundo o dirigente, os aumentos previstos refletem-se, sobretudo, nas unidades que oferecem pacotes de estadia e animação, bem como nos concelhos que promovem animação de rua.

“São ofertas que atraem as pessoas e que têm algum impacto no alojamento nas unidades que vão funcionar nesse período”, sublinhou o presidente da AHETA.

Helder Martins disse “desconhecer ainda a taxa de reservas” para a época festiva, adiantando que as mesmas “começam a ter procura quando as unidades anunciam o programa de animação e, depois, as de última hora”, ou seja, na semana anterior ao fim do ano.

“É um período mais procurado pelo mercado nacional, mas que se resume a uma estadia curta e, pela experiência que temos, sem grande impacto no turismo na região”, concluiu.

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