Cinco restaurantes portugueses galardoados com a primeira estrela Michelin
O anúncio foi feito esta terça-feira, 22 de novembro, numa cerimónia que decorreu no Palacio de Congresos El Greco Toledo, Espanha. Este ano, o Mesa de Lemos, em Viseu, do chef Diogo Rocha, juntou à estrela Michelin anteriormente conquistada uma ‘estrela verde’, que destaca a gastronomia sustentável.

Publituris Hotelaria
AHRESP propõe 13 medidas para a próxima legislatura
Forte de Gaia reforça agenda vínica com nova edição do Wine Social Club
Portugal tem 131 estabelecimentos turísticos à venda
Hilton Vilamoura surge renovado após 18 anos de atividade e nova gestão
Anantara Vilamoura passa a ser gerido pela Accor sob a marca Fairmont
Páscoa ditou subida de 10,9% na ocupação do alojamento turístico do Algarve em abril
LovelyStay gera mais de 135M€ para proprietários em dez anos de operação
Restauração em Portugal fatura mais de 5,5M€ em 2024
AHRESP e ASAE dinamizam sessão de esclarecimento no Porto
AHM e ADHP estabelecem parceria para formar profissionais hoteleiros
O Guia Michelin Espanha e Portugal atribuiu, na edição de 2023, a primeira estrela a cinco novos restaurantes portugueses, incluindo o vegetariano Encanto, do chef José Avillez, que soma o terceiro espaço distinguido.
O anúncio foi feito esta terça-feira, 22 de novembro, numa cerimónia que decorreu no Palacio de Congresos El Greco Toledo, Espanha. Nesta foram distinguidos com uma estrela (‘cozinha de grande nível, compensa parar’) os restaurantes Encanto (José Avillez e João Diogo), Kabuki Lisboa (Paulo Alves) e Kanazawa (Paulo Morais), em Lisboa, mas também o Euskalduna Studio (Vasco Coelho Santos) e o Le Monument (Julien Montbabut), ambos no Porto.
Este ano, a distinção de uma estrela foi entregue pelo chef português Ricardo Costa (The Yeatman, Porto, duas estrelas Michelin), uma novidade nas cerimónias de apresentação do guia.
Com o anúncio dos novos galardoados portugueses, o chef José Avillez junta o Encanto aos já ‘estrelados’ Belcanto (duas estrelas, Lisboa) e Tasca (uma estrela, Dubai), sendo que este é o primeiro restaurante vegetariano a ser distinguido pelo ‘guia vermelho’ em Portugal.
Também o restaurante português Mesa de Lemos foi distinguido, desta vez com uma ‘estrela verde’ do Guia Michelin, que destaca a gastronomia sustentável. Assim, o restaurante chefiado por Diogo Rocha, que já detinha uma estrela Michelin, junta-se aos galardoados portugueses do ano passado – Il Galo d’Oro (Funchal, duas estrelas Michelin) e Esporão (Reguengos de Monsaraz, uma estrela) –, totalizando três restaurantes nacionais com esta distinção em Portugal, que é atribuída na Península Ibérica pelo terceiro ano consecutivo.
Em Espanha, foram 13 os restaurantes que mereceram a ‘estrela verde’, sendo que, no total, Espanha e Portugal acumulam 42 restaurantes com ‘estrela verde’, dois quais 14 são novos.
Na edição de 2023, Portugal mantém todas as distinções anteriores, acumulando um total de 31 restaurantes com uma estrela e sete com duas estrelas (‘cozinha excelente, vale a pena o desvio’).
Nenhum restaurante português tem a distinção máxima (três estrelas, ‘uma cozinha única, justifica a viagem’).
LUSA